DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA EXPERIMENTAL PARA OBTENÇÃO DE DADOS CARACTERÍSTICOS DO MOTOR E DA BATERIA UTILIZADOS EM VANTS PARA APLICAÇÃO DE TÉCNICAS DE IDENTIFICAÇÃO DE SISTEMAS
Vandilberto Pereira Pinto
Pinto, Vandilberto Pereira
José Lucas da Silva Pinheiro
Pinheiro, José Lucas da Silva
José Cleilton do Nascimento Sousa
Sousa, José Cleilton do Nascimento
Lígia Maria Carvalho Sousa
Sousa, Lígia Maria Carvalho
João Pedro Magalhães de Lima
Lima, João Pedro Magalhães de
01/12/2023
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ENGENHARIAS - AUTOMAÇÃO, ROBÓTICA, METROLOGIA E ENERGIA: ESTUDOS E TENDÊNCIAS - VOLUME 4
O uso de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) em diversas aplicações tem se tornado comum devido à sua agilidade e facilidade nas manobras. Os VANTs normalmente utilizam um motor brushless por serem leves, compactos, capazes de fornecer um torque significativo e uma ampla faixa de rotação. Para o desenvolvimento do trabalho foi construído um sistema experimental para obtenção de dados característicos do motor brushless A2212-13T de 1000kv, bem como da descarga da bateria Lipo 3S 12C de 11.1V. Este trabalho tem como objetivo encontrar a modelagem matemática do conjunto motor-hélice para descarga da bateria e velocidade do motor utilizando técnicas de identificação de sistemas. Foram aplicadas as estruturas de modelos ARMAX (Autoregressive moving average with exogenous input), OE (Output Error) e o NARX (Nonlinear AutoRegressive with eXogenous inputs) a partir de dados obtidos experimentalmente. Como resultados pode-se destacar que o modelo não linear NARX apresentou a maior acurácia comparando-o com os outros dois modelos.
VANTs, motor brushless, identificação de sistemas, validação, estimação.
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