DESENVOLVIMENTO DE MÉTRICA PARA MENSURAR LETRAMENTO INFORMACIONAL

Code: 221211448
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Título

DESENVOLVIMENTO DE MÉTRICA PARA MENSURAR LETRAMENTO INFORMACIONAL

Autores(as):
  • Aline Ribeiro dos Santos

    Santos, Aline Ribeiro dos

  • Thalita Franco dos Santos Dutra

    Dutra, Thalita Franco dos Santos

  • Maria Eugênia Sebba Ferreira de Andrade

    Andrade, Maria Eugênia Sebba Ferreira de

  • Wesley Pacheco Calixto

    Calixto, Wesley Pacheco

DOI
10.37885/221211448
Publicado em

10/05/2023

Páginas

16-36

Capítulo

1

Resumo

A proposta deste trabalho é desenvolver métrica para mensurar a adequação de documentos oficiais ao letramento informacional. A métrica proposta tem base nos padrões de competência de letramento informacional para o ensino superior e descrição dos Índices de Desempenhos definidos pela Association of College and Research Library (ACRL). Após as análises dos Projetos Pedagógico do Curso de Pedagogia das instituições IFG, UFG e PUCG, observou-se que a métrica é capaz de indicar a adequação dos documentos ao letramento informacional, apresentando as categorias existentes e as não existentes, bem como a possibilidade do seu desenvolvimento durante a vida acadêmica do discente e promovendo o alinhamento dos documentos com os Índices de Desempenhos. Os resultados apresentam 66,8% de adequação do PPC com a métrica para o curso de Pedagogia do IFG; 65,60% para o curso da UFG e 32,00% para o curso da PUCG.

Palavras-chave

Letramento informacional, Educação, Currículo, Métrica para o letramento informacional

Autor(a) Correspondente
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