DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES REMOTAS NA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA NO PROJETO DE ASSENTAMENTO DIRIGIDO ANAUÁ, NO MUNICÍPIO DE RORAINÓPOLIS - RORAIMA

Code: 201001888
8
6
Título

DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES REMOTAS NA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA NO PROJETO DE ASSENTAMENTO DIRIGIDO ANAUÁ, NO MUNICÍPIO DE RORAINÓPOLIS - RORAIMA

Autores(as):
  • Janaene Leandro de Sousa

    Sousa, Janaene Leandro de

  • Graciete Barros Silva

    Silva, Graciete Barros

DOI
10.37885/201001888
Publicado em

08/12/2020

Páginas

124-137

Capítulo

8

Resumo

O presente estudo tem como objetivo descrever como vem acontecendo o desenvolvimento das atividades da disciplina de língua portuguesa no ensino médio entre os meses de abril a agosto do ano de 2020 na escola estadual do Projeto de Assentamento Dirigido Anauá no Município de Rorainópolis. Assim sendo, para sua elaboração foi observado o momento de pandemia provocado pelo Covid-19 e o ensino remoto implantado no processo educacional da unidade escolar estadual. No texto discorremos sobre o histórico do Projeto de Assentamento Dirigido Anauá, levando-nos a compreender as políticas públicas para a educação do campo, além disso, discorremos acerca da Pandemia de Coronavírus –COVID-19 fazendo uma reflexão em decorrência do isolamento social causado por este vírus, onde as instituições escolares ressignificaram suas práticas pedagógicas permitindo a constância no ensino. Esta pesquisa tem um enfoque qualitativo e os procedimentos metodológicos utilizados incidem em pesquisa bibliográfica e análise documental tendo como base as atividades desenvolvidas pelos educadores e sua devolutiva aplicadas remotamente com os alunos. Deste modo, chegamos à conclusão que apesar das atuais condições na educação básica no contexto do ensino remoto faz-se necessário que o professor esteja amplamente capacitado para que isso aconteça, se valendo dos mais diversos meios que compõem o processo ensino-aprendizagem, em especial, a utilização de recursos didáticos, como forma de atribuir e motivar os seus alunos a participar das aulas.

Palavras-chave

Assentamento dirigido Anauá. Educação do Campo. Pandemia. Ensino remoto.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.