DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Code: 200700751
Downloads
23
Views
2
Compartilhe
Título

DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores(as):
  • Iorlete Lima Ferreira

  • Luciana Salazar dos Reis

  • Jessica Machado da Silva

  • Jose Francisco da Siva Ferreira

DOI
  • DOI
  • 10.37885/200700751
    Publicado em

    11/09/2020

    Páginas

    87-98

    Capítulo

    7

    Resumo

    O presente trabalho tem por finalidade relatar o desenvolvimento da fala na educação infantil de crianças que tem aproximadamente 0 a 4 anos de idade que estão no processo de aprendizagem, onde o educador tem uma grande responsabilidade de alfabetizar essas crianças, desenvolvendo atividades que possibilitem as mesmas a usar sua comunicação estimulando a locução. O termo linguagem é acentuado e constituído como um sistema que o ser humano compartilha suas ideias, pensamento e sentimento, seja através da linguagem, caligrafia, ou outros signos, a linguística é o ramo do conhecimento que se destina ao estudo da locução, diante disso, o desenvolvimento da linguagem das crianças está muito ligado com a relação da família, sociedade e também com a didática do professor, por isso o educador precisa ser criativo. Deste modo fez-se necessário uma revisão literária, onde passeamos primeiramente na Lei de Diretrizes e base da educação (LDB) de nº 9394/1996 a qual trata a educação infantil como primeira etapa da Educação Básica, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) documento norteador para se trabalhar na educação principalmente no que tange, o que o ele traz como campos de experiências a serem trabalhados no decorrer do processo de aquisição da fala, como também reflexões a luz de Vygotsky (1989) e Jean Piaget (1896-1980) dando total viabilidade a pesquisa com também dando espaço para outros teóricos. O objetivo desde trabalho é apresentar, analisar e explorar o desenvolvimento da fala das crianças, favorecendo momentos de aprendizagem através de várias atividades que podem ser desenvolvidas no contexto educativo, diante disso, que a criança amplie seu conhecimento sobre fala, trocando experiência e ouvindo, desenvolvendo a comunicação oral por meio de reconto de história, musica entre outros. A produção científica apresentada aponta relevância ao processo de desenvolvimento da fala, com estimulação dos pais, família, escola e sociedade.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    Palavras-chave: Oralidade. Desenvolvimento. Atividade

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.