DESENVOLVIMENTO, ACEITABILIDADE E VIDA DE PRATELEIRA DE HAMBÚRGUERES “LIGHT” ENRIQUECIDOS COM CHIA (SALVIA HISPANICA L.)

Code: 210203209
23
8
Título

DESENVOLVIMENTO, ACEITABILIDADE E VIDA DE PRATELEIRA DE HAMBÚRGUERES “LIGHT” ENRIQUECIDOS COM CHIA (SALVIA HISPANICA L.)

Autores(as):
  • Cristiane Casagrande Denardin

    Denardin, Cristiane Casagrande

  • Jean Ramos Boldori

    Boldori, Jean Ramos

  • Andrieli Bassin Cogo

    Cogo, Andrieli Bassin

  • Bibiana Pistoia Ferreira Rabuske

    Rabuske, Bibiana Pistoia Ferreira

  • Felix Roman Munieweg

    Munieweg, Felix Roman

DOI
10.37885/210203209
Publicado em

01/04/2021

Páginas

661-676

Capítulo

43

Resumo

Atualmente, devido a crescente incidência de doenças do coração e obesidade em todo o mundo, há uma pressão cada vez maior na indústria para a redução de níveis de gordura dos produtos alimentícios. A semente de chia (Salvia hispanica L.) é um grão altamente nutritivo devido ao seu elevado conteúdo de fibra alimentar, proteínas e ácidos graxos essenciais. Avaliou-se a possibilidade de substituição da gordura em hambúrgueres bovinos substituídos por diferentes níveis de chia perfazendo quatro tratamentos: controle (sem adição de chia), T1 (3,5% de chia), T2 (7% de chia) e T3 (10% de chia). Os hambúrgueres foram analisados quanto ás características físico-químicas (proteína, gordura, umidade e cinzas), características de cozimento, análise sensorial (cor, odor, sabor, textura, intenção de compra e presença de partículas), análise de cor e vida de prateleira. O produto apresentou uma boa aceitabilidade sensorial e análise de cor desejável para o produto. Na análise de cor os resultados foram satisfatórios com a adição de chia, pois, após a cocção dos hambúrgueres não é observada diferença de cor nos produtos. A adição de chia não modificou os parâmetros de rendimento e retenção de gordura dos hambúrgueres. Já a retenção de umidade não mostrou-se diferente nos hambúrgueres, concluindo assim, que a adição de chia não altera a textura do produto. O teor de gordura, umidade, cinzas e proteína não apresentaram diferenças significativas nos diferentes tratamentos. A adição de diferentes níveis de chia em hambúrguer de carne bovina não provocou a oxidação do produto, nem modifica o pH em um prazo de 30 dias.

Palavras-chave

hambúrguer, carne bovina, fibra alimentar e Salvia hispanica L.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.