DESENHO, ESCULTURA E PINTURA EM PRÓTESE BUCOMAXILOFACIAL: PRINCÍPIOS E TÉCNICAS

Code: 220508871
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Título

DESENHO, ESCULTURA E PINTURA EM PRÓTESE BUCOMAXILOFACIAL: PRINCÍPIOS E TÉCNICAS

Autores(as):
  • Wagner Araújo De Negreiros

    de Negreiros, W. A.

  • João Felipe Barboza De Oliveira

    de Oliveira, J. F. B.

  • Ana Cristina De Mello Fiallos

    Fiallos, A. C. M.

  • Révila Bianca Nunes Oliveira

    Oliveira, R. B. N.

  • Bárbara Da Paixão Xavier Firmiano

    Firmiano, B. P. X.

  • Paulo Victor Negrão Saraiva

    Saraiva, P. V. N.

  • Samyres Oliveira Dos Santos

    dos Santos, S. O.

  • Adrielly Farias Machado

    Machado, A. F.

  • Lorena Sousa Do Bonfim

    do Bonfim, L. S.

  • Ana Beatriz Da Costa Torres

    Torres, A. B. C.

DOI
10.37885/220508871
Publicado em

01/08/2022

Páginas

43-61

Capítulo

4

Resumo

A face desempenha um importante papel nas interações sociais cotidianas e qualquer deformidade nessa região pode causar impactos negativos na qualidade de vida do paciente. As próteses bucomaxilofaciais são indicadas como alternativa à cirurgia plástica reconstrutiva para reabilitar esses pacientes. Além de um método de retenção adequado, conhecimentos sobre os acidentes anatômicos, topografia da face e coloração da pele, bem como sobre os materiais e técnicas utilizados são de grande importância para confecção de tal prótese. Diante da complexidade das estruturas que compõem a face, uma sequência ordenada e objetiva de procedimentos para a confecção das diversas modalidades dessas próteses se faz necessário. O presente trabalho propõe um protocolo para confecção de próteses bucomaxilofaciais que permite a padronização das etapas de confecção dessas, facilitando a compreensão e execução de cada fase. A etapa de desenho consiste em delimitar o membro a ser reabilitado dentro da face do paciente, orientando-se por linhas e planos faciais. A fase de escultura permite a reprodução fiel de todos os acidentes anatômicos do membro perdido. Por fim, a etapa de pintura parece ser a mais desafiadora e consiste em imitar tons e subtons da pele do paciente, conferindo realismo à peça protética. Os autores concluem que esse protocolo pode otimizar os resultados funcionais e estéticos, aumentando a satisfação do paciente e, consequentemente, sua qualidade de vida.

Palavras-chave

Reabilitação, Prótese maxilofacial, Desenho de prótese, Implante de prótese maxilofacial, Implante prostético.

Autor(a) Correspondente
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