DESENHO DE INSTALAÇÕES HIDROSSANITÁRIAS: REFLEXÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO CURSO DE TECNOLOGIA EM CONTROLE DE OBRAS

Code: 230412773
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Título

DESENHO DE INSTALAÇÕES HIDROSSANITÁRIAS: REFLEXÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO CURSO DE TECNOLOGIA EM CONTROLE DE OBRAS

Autores(as):
  • Adelson Da Costa Ribeiro

    RIBEIRO, A. C.

  • Tadeu João Ribeiro Baptista

    Baptista, T. J. R.

DOI
10.37885/230412773
Publicado em

07/06/2023

Páginas

479-493

Capítulo

31

Resumo

O ensino-aprendizagem na disciplina de desenho de instalações hidrossanitárias muitas vezes se constituiu em um problema para o curso de Tecnologia em Controle de Obras. Os estudantes não conseguiam compreender os processos dos desenhos das instalações, que se agravou com fechamento do laboratório e chegavam ao final do semestre sem conseguir apresentar um projeto concluído de água fria e de esgotamento sanitário de forma adequada, mesmo copiando os desenhos do quadro, o que passou a gerar reflexões sobre o processo de ensino-aprendizagem. Deste modo, este texto é um relato de experiência sobre a aplicação dos fundamentos do ensino desenvolvimental, o qual pretendeu modificar a metodologia das aulas e, deste modo, aprimorar a aprendizagem dos estudantes. Apesar das dificuldades encontradas, os resultados demonstram avanços quanto ao uso desta metodologia de ensino, uma vez que os acadêmicos formaram conceitos por seguirem o processo desenvolvido pelos cientistas para resolverem problemas como deste estudo.

Palavras-chave

Desenho, Instalações Hidrossanitárias, Formação Profissional, Controle de Obras, Ensino.

Autor(a) Correspondente
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