DESEMPENHO INTELECTUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM SÍNDROME DE MOEBIUS
Marcela Schoen Ferreira
Ferreira, Marcela Schoen
Arilton Martins Fonseca
Fonseca, Arilton Martins
Márcia Regina Fumagalli Marteleto
Marteleto, Márcia Regina Fumagalli
Zelita Caldeira Ferreira Guedes
Guedes, Zelita Caldeira Ferreira
02/12/2021
108-126
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PROCESSOS NEUROPSICOLÓGICOS: UMA ABORDAGEM DO DESENVOLVIMENTO
Introdução: Os atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor, cognitivo e linguístico são comuns em crianças e adolescentes que têm Síndrome de Moebius (SM) devido às malformações e paralisias faciais. O comprometimento cognitivo e socioemocional pode surgir em graus variados de gravidade afetando a capacidade de comunicação, dificultando os relacionamentos interpessoais, e causando prejuízos nos processos de aprendizagem. Objetivo: Caracterizar o desempenho intelectual e o perfil cognitivo de crianças e adolescentes com SM. Método: Quatro crianças e dois adolescentes com SM, com idade entre 6 e 16 anos, de ambos os sexos, foram avaliadas individualmente por meio da Escala de Inteligência Wechsler para Crianças (WISC-III); todas as crianças e adolescentes estavam em terapia fonoaudiológica no Ambulatório de Distúrbios da Comunicação Humana do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de São Paulo e inseridas no ensino regular. Resultados: As crianças e os adolescentes apresentaram um nível intelectual médio inferior (QIT= 83,80) e uma variabilidade no desempenho cognitivo. Houve um melhor desempenho na capacidade de organização visuoespacial, na percepção visual e na resolução de problemas práticos. O desempenho verbal esteve na média para crianças (QIV=92,50) e na faixa da deficiência leve para adolescentes (QIV=66,00), aspectos estes do desempenho intelectual que podem estar relacionados à SM. Conclusão: As crianças e adolescentes deste estudo apresentaram capacidade para resolução de problemas, no entanto com dificuldades para o desempenho de habilidades específicas (flexibilidade cognitiva, associação de palavras ao significado, entre outros).
Inteligência, Habilidades cognitivas, Síndrome de Moebius.
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