DESEMPENHO FISIOLÓGICO E SISTEMA ANTIOXIDANTES DE PLÂNTULAS DE FEIJÃO SUBMETIDAS AO EXTRATO AQUOSO DE BAUHINIA FORFICATA L.

Code: 230613345
5
0
Título

DESEMPENHO FISIOLÓGICO E SISTEMA ANTIOXIDANTES DE PLÂNTULAS DE FEIJÃO SUBMETIDAS AO EXTRATO AQUOSO DE BAUHINIA FORFICATA L.

Autores(as):
  • Erly Carlos Porto

    Porto, E.C.

  • Ana Luisa Moro Taveira

    Taveira, A.L.M

  • Jaqueline Malagutti Corsato

    Corsato, J.M.

  • Andrea Maria Teixeira Fortes

    Fortes, A.M.T.

DOI
10.37885/230613345
Publicado em

30/09/2023

Páginas

86-101

Capítulo

4

Resumo

Algumas espécies vegetais produzem metabólitos secundários denominados aleloquímicos, que quando liberados no ambiente, entram em contato com as células de plantas aceptoras alterando seu metabolismo devido ao estresse oxidativo ocasionado. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a atividade alelopática do extrato aquoso de folhas secas de Bauhinia forficata L. por meio da análise do estresse oxidativo, ao longo do crescimento e desenvolvimento inicial de plântulas de Phaseolus vulgaris. As proporções dos extratos utilizados foram 0% (água); 2.5; 5; 7.5 e 10% (folhas secas). Foram avaliados o comprimento médio de parte aérea e raiz, massa seca total da parte aérea e raiz, lipoperoxidação lipídica e atividade enzimática da superóxido-dismutase, catalase e peroxidase da parte aérea e da raiz. Houve redução do comprimento médio e massa seca da raiz conforme aumento das proporções utilizadas. A peroxidação lipídica e a atividade da enzima catalase foram altas quando submetidas aos tratamentos com proporções do extrato. O aumento da proporção do extrato de folhas de B. forficata L. afeta negativamente o desenvolvimento radicular e provoca danos acentuados as membranas das raízes de plântulas de feijão.

Palavras-chave

Alelopatia, enzimas antioxidantes, Phaseolus vulgaris.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.