DESDOBRAMENTOS SOBRE ESCOLARIDADE E DIVERSIDADE ÉTNICO RACIAL NA INFÂNCIA ATRAVÉS DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA AFROCENTRADA

Code: 230111649
4
0
Título

DESDOBRAMENTOS SOBRE ESCOLARIDADE E DIVERSIDADE ÉTNICO RACIAL NA INFÂNCIA ATRAVÉS DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA AFROCENTRADA

Autores(as):
  • Jefferson Pacheco

    Pacheco, Jefferson Duarte

  • Eliane Da Costa

    Da Costa, Eliane Gonçalves

DOI
10.37885/230111649
Publicado em

31/03/2023

Páginas

98-104

Capítulo

6

Resumo

O nosso estudo contribui com outras possibilidades de leitura e percepções a respeito da contação de histórias às crianças, proporcionando a construção de um ambiente lúdico e afetuoso para tratar temas complexos da sociedade, como: racismo, discriminação e preconceito racial desde a infância. Dessa maneira, a contação de histórias ganha também um caráter didático, importante para a construção de uma educação antirracista que valorize as tradições, os territórios e os saberes ancestrais já na Educação Infantil

Palavras-chave

Educação Infantil, Contação de História, Relações Étnico-Raciais, Memória, Performance. Oralidade.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.