DESASTRE AMBIENTAL EM MARIANA-MG COMO TEMÁTICA DE ENSINO DA QUÍMICA ANALÍTICA – POSSIBILIDADES DE UMA WEBQUEST

Code: 230212020
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Título

DESASTRE AMBIENTAL EM MARIANA-MG COMO TEMÁTICA DE ENSINO DA QUÍMICA ANALÍTICA – POSSIBILIDADES DE UMA WEBQUEST

Autores(as):
  • Karolynne Marques Ferreira

    FERREIRA, Karolynne Marques

  • Fabiana Gomes

    GOMES, Fabiana

  • Laudelina Braga

    BRAGA, Laudelina.

DOI
10.37885/230212020
Publicado em

31/03/2023

Páginas

33-46

Capítulo

3

Resumo

Neste artigo é apresentada a utilização de uma WebQuest no ensino da Química Analítica com o objetivo de discutir as contribuições relacionadas às aprendizagens e a formação de conceitos. A WebQuest ora proposta, surgiu na disciplina de Estágio III do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Goiás, IFG, campus Uruaçu e foi aplicada a alunos do Curso Técnico Integrado em Química, excepcionalmente ofertada em sistema remoto. A metodologia adotada consistiu na construção e aplicação de uma WebQuest com a temática relacionada ao acidente ocorrido em Mariana-MG em 2015, buscando abordar as marchas analíticas. As informações obtidas por meio dos dados apontam que a WebQuest contribuiu para a compreensão dos conteúdos de química analítica, em especial às marchas analíticas, a partir do desenvolvimento do pensamento crítico e de uma formação mais cooperativa, participativa e autônoma.

Palavras-chave

Química Analítica, WebQuest, Acidente Ambiental de Mariana.

Autor(a) Correspondente
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