DESAFIOS PARA A PRÁTICA REFLEXIVA NO ENSINO DE BIOLOGIA

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Título

DESAFIOS PARA A PRÁTICA REFLEXIVA NO ENSINO DE BIOLOGIA

Autor(a):
  • Regina Sayuri Ogawa

DOI
  • DOI
  • 10.37885/210705333
    Publicado em

    31/10/2021

    Páginas

    55-68

    Capítulo

    4

    Resumo

    Este artigo é uma revisão bibliográfica e tem como objetivo discutir sobre os desafios dos docentes na formação inicial e continuada, para a prática reflexiva no ensino de Biologia. O grande desafio de um professor hoje é desenvolver uma prática educativa que privilegie a reflexão e instigue os alunos a construir seu conhecimento através da curiosidade, de estudos, de pesquisa e que conhecimento não se configura como um produto pronto e acabado e sim um processo em constante transformação. O profissional reflexivo é aquele que questiona o seu agir, pensar suas atitudes didáticas e busca o melhor caminho para o processo de ensino e aprendizagem. Aliada a esse desafio, a dificuldade da prática reflexiva no Ensino de Biologia reside no fato de ser uma área com uma linguagem própria e técnica e o profissional deve estar preparado para fazer a articulação entre este conhecimento científico e a realidade da sala de aula. Para isto, é necessário que haja uma boa formação inicial e continuada destes docentes, com ênfase para a reflexão, fazendo com que o docente atue profissionalmente favorecendo a criação de uma proposta de formação crítica para a cidadania.

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    Palavras-chave

    Ensino, Reflexão, Prática reflexiva, Formação Inicial, Formação Continuada.

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