DESAFIOS E REPERCUSSÕES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM OLHAR À LUZ DA ANÁLISE DE SENTIMENTOS NO TWITTER

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Título

DESAFIOS E REPERCUSSÕES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM OLHAR À LUZ DA ANÁLISE DE SENTIMENTOS NO TWITTER

Autores(as):
  • Lucas Toshitaka Yatsugafu Longo

  • Devanir Pereira dos Santos Canovas

  • Adriana da Silva Fontes

  • Lupércio França Bessegato

  • André Amaro Mamédio dos Santos

DOI
  • DOI
  • 10.37885/211006328
    Publicado em

    31/10/2021

    Páginas

    14-28

    Capítulo

    1

    Resumo

    As revoluções acompanham toda a história do desenvolvimento humano. Elas geram Impactos em todos os âmbitos sociais, dentre eles a Educação. Com efeito, o momento atual, ano de 2020 no calendário gregoriano, é caracterizado pelo distanciamento social, após o mundo ser atingido por uma grave pandemia (SARS-CoV-2). Cenário em que os métodos pedagógicos presenciais estão sendo ressignificados bruscamente, como medida emergencial frente ao contexto crítico. Sendo assim, oportunamente, estetrabalho tem o objetivo de analisar o sentimento expresso pela população brasileira referente a EAD, no período de 15 a 25 de maio, por meio da análise de sentimentos em postagens na rede social Twitter. A computação afetiva é um tópico de inteligência artificial em exponencial crescimento, devido à facilidade encontrada na automatização de processamento de grandes massas de dados gerados pelos intensos fluxos denarrativas estruturadas expostas na internet, principalmente nas redes sociais. Por meio do software StudioR e técnicas de Web Scraping, Text Mining e Análise de Sentimentos para processamento de linguagem natural, foi possível indicar uma leve tendência de desaprovação a EAD, os motivos, e possíveis consequências.

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    Palavras-chave

    EAD, Pandemia, Análise de sentimentos.

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