DESAFIOS E REPERCUSSÕES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM OLHAR À LUZ DA ANÁLISE DE SENTIMENTOS NO TWITTER
Lucas Toshitaka Yatsugafu Longo
Longo, Lucas Toshitaka Yatsugafu
Devanir Pereira dos Santos Canovas
Canovas, Devanir Pereira dos Santos
Adriana da Silva Fontes
Fontes, Adriana da Silva
Lupércio França Bessegato
Bessegato, Lupércio França
André Amaro Mamédio dos Santos
Santos, André Amaro Mamédio dos
31/10/2021
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As revoluções acompanham toda a história do desenvolvimento humano. Elas geram Impactos em todos os âmbitos sociais, dentre eles a Educação. Com efeito, o momento atual, ano de 2020 no calendário gregoriano, é caracterizado pelo distanciamento social, após o mundo ser atingido por uma grave pandemia (SARS-CoV-2). Cenário em que os métodos pedagógicos presenciais estão sendo ressignificados bruscamente, como medida emergencial frente ao contexto crítico. Sendo assim, oportunamente, estetrabalho tem o objetivo de analisar o sentimento expresso pela população brasileira referente a EAD, no período de 15 a 25 de maio, por meio da análise de sentimentos em postagens na rede social Twitter. A computação afetiva é um tópico de inteligência artificial em exponencial crescimento, devido à facilidade encontrada na automatização de processamento de grandes massas de dados gerados pelos intensos fluxos denarrativas estruturadas expostas na internet, principalmente nas redes sociais. Por meio do software StudioR e técnicas de Web Scraping, Text Mining e Análise de Sentimentos para processamento de linguagem natural, foi possível indicar uma leve tendência de desaprovação a EAD, os motivos, e possíveis consequências.
EAD, Pandemia, Análise de sentimentos.
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