DESAFIOS E POSSIBILIDADES DOS JOGOS DE ARG COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Reinaldo Eduardo da Silva Sales
Sales,Reinaldo Eduardo da Silva
Giulliano Monteiro de Souza
Souza,Giulliano Monteiro de
Humberto Carlos da Silva Junior
Junior,Humberto Carlos da Silva
Danileno Meireles do Rosário
Rosário, Danileno Meireles do
11/09/2020
71-86
6
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: ENSINO E APRENDIZAGEM EM DIFERENTES CONTEXTOS
O trabalho apresenta os resultados da pesquisa sobre o uso de um Jogo de Realidade Alternativa (ARG) como instrumento de avaliação da aprendizagem. Sua aplicação aconteceu com 13 estudantes da turma de Licenciatura em Informática/2016 do Campus Castanhal do Instituto Federal do Pará. Os procedimentos foram à construção de um jogo de realidade alternativa, sua aplicação e a análise dos resultados. O instrumento de coleta foi a observação participativa. Os resultados demonstraram que a realidade alternativa pode ser usada como um instrumento eficaz para a avaliação da aprendizagem em diversas disciplinas, pois os estudantes sentiram-se motivados com a experiência e se envolveram nos desafios propostos pelo jogo. Assim, os ARG’s estão sendo adotados como uma forma atrativa e dinâmica de aprender, despertando o interesse, atenção, raciocínio lógico, criatividade e a socialização dos envolvidos.
Realidade Alternativa. Avaliação. Aprendizagem.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.