DESAFIOS E POSSIBILIDADES DOS JOGOS DE ARG COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Code: 200700687
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Título

DESAFIOS E POSSIBILIDADES DOS JOGOS DE ARG COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Autores(as):
  • Reinaldo Eduardo da Silva Sales

    Sales,Reinaldo Eduardo da Silva

  • Giulliano Monteiro de Souza

    Souza,Giulliano Monteiro de

  • Humberto Carlos da Silva Junior

    Junior,Humberto Carlos da Silva

  • Danileno Meireles do Rosário

    Rosário, Danileno Meireles do

DOI
10.37885/200700687
Publicado em

11/09/2020

Páginas

71-86

Capítulo

6

Resumo

O trabalho apresenta os resultados da pesquisa sobre o uso de um Jogo de Realidade Alternativa (ARG) como instrumento de avaliação da aprendizagem. Sua aplicação aconteceu com 13 estudantes da turma de Licenciatura em Informática/2016 do Campus Castanhal do Instituto Federal do Pará. Os procedimentos foram à construção de um jogo de realidade alternativa, sua aplicação e a análise dos resultados. O instrumento de coleta foi a observação participativa. Os resultados demonstraram que a realidade alternativa pode ser usada como um instrumento eficaz para a avaliação da aprendizagem em diversas disciplinas, pois os estudantes sentiram-se motivados com a experiência e se envolveram nos desafios propostos pelo jogo. Assim, os ARG’s estão sendo adotados como uma forma atrativa e dinâmica de aprender, despertando o interesse, atenção, raciocínio lógico, criatividade e a socialização dos envolvidos.

Palavras-chave

Realidade Alternativa. Avaliação. Aprendizagem.

Autor(a) Correspondente
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