DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA INCLUSÃO DO TEA NA EDUCAÇÃO
Stella Maris Mesquita De Assis
Assis, Stella Maris Mesquita de
Kerley Oliveira Aquino Rabelo Assis
Assis, Kerley Oliveira Aquino Rabelo
Jadson Rabelo Assis
Assis, Jadson Rabelo
01/03/2024
43-54
3
O transtorno do espectro do autismo (TEA), é um transtorno do neurodesenvolvimento com etiologia multifatorial que afeta o desenvolvimento social, comportamental e comunicativo das pessoas, ocasionando déficit na comunicação e interação social e padrão de comportamentos restritos e repetitivos bem como dificuldades de adaptação escolares diversas. Os educadores enfrentam desafios significativos ao lidar com alunos que apresentam diversas deficiências, sendo o autismo uma realidade nas escolas. O presente estudo teve como objetivo descrever as perspectivas e os principais desafios enfrentados no processo de inclusão do TEA na área educacional. A metodologia utilizada para este estudo foi uma revisão de literatura de alguns autores referências no assunto na tentativa de elucidar tal discussão. tais como: Araújo, Silva e Zannon (2023); Dias et al. (2022); Lopes e Cabral Neto (2020); Oliveira e Machado (2009) entre outros. Apesar dos extensos estudos realizados na área, o transtorno do espectro autista ainda é pouco compreendido pelos professores, que muitas vezes se sentem inseguros para instruir os alunos. É importante ressaltar que para uma inclusão de sucesso precisamos avançar muito e principalmente seria indispensável a adaptação da formação e prática desses profissionais que desempenham papel crucial nas salas de aula.
desafios, perspectivas, profissionais, inclusão, TEA
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.