DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA INCLUSÃO DO TEA NA EDUCAÇÃO

Code: 240215702
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Título

DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA INCLUSÃO DO TEA NA EDUCAÇÃO

Autores(as):
  • Stella Maris Mesquita De Assis

    Assis, Stella Maris Mesquita de

  • Kerley Oliveira Aquino Rabelo Assis

    Assis, Kerley Oliveira Aquino Rabelo

  • Jadson Rabelo Assis

    Assis, Jadson Rabelo

DOI
10.37885/240215702
Publicado em

01/03/2024

Páginas

43-54

Capítulo

3

Resumo

O transtorno do espectro do autismo (TEA), é um transtorno do neurodesenvolvimento com etiologia multifatorial que afeta o desenvolvimento social, comportamental e comunicativo das pessoas, ocasionando déficit na comunicação e interação social e padrão de comportamentos restritos e repetitivos bem como dificuldades de adaptação escolares diversas. Os educadores enfrentam desafios significativos ao lidar com alunos que apresentam diversas deficiências, sendo o autismo uma realidade nas escolas. O presente estudo teve como objetivo descrever as perspectivas e os principais desafios enfrentados no processo de inclusão do TEA na área educacional. A metodologia utilizada para este estudo foi uma revisão de literatura de alguns autores referências no assunto na tentativa de elucidar tal discussão. tais como: Araújo, Silva e Zannon (2023); Dias et al. (2022); Lopes e Cabral Neto (2020); Oliveira e Machado (2009) entre outros. Apesar dos extensos estudos realizados na área, o transtorno do espectro autista ainda é pouco compreendido pelos professores, que muitas vezes se sentem inseguros para instruir os alunos. É importante ressaltar que para uma inclusão de sucesso precisamos avançar muito e principalmente seria indispensável a adaptação da formação e prática desses profissionais que desempenham papel crucial nas salas de aula.

Palavras-chave

desafios, perspectivas, profissionais, inclusão, TEA

Autor(a) Correspondente
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