DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA EDUCAÇÃO INCLUSÃO DIGITAL E TICS NO ENSINO DE CIÊNCIAS.: EDUCAÇÃO
Walmir Pereira
Pereira, Walmir Pereira
Marcelo Henrique Medeiros
Medeiros, Marcelo Henrique Torres de
Isac Antônio Castro
Castro, Isac Antônio Azevedo
Felipe Ribeiro
Ribeiro, Felipe Vitório
Manuel Neto
Neto, Manuel Bandeira dos Santos
Júlio César De Souza
Souza, Júlio César de
01/03/2024
32-41
2
O estudo enfatiza a inclusão digital como um processo integrativo dentro das coletividades. Com foco na participação ativa na revolução tecnológica, a pesquisa se concentra na importância da inclusão digital e das metodologias ativas no ensino de ciências. Isso é ilustrado por meio de um relato de estágio na Escola Estadual Professor José Nogueira durante a transição da pandemia. Ao abordar o acesso à educação durante a pandemia, o estudo evidencia as disparidades socioeconômicas entre as famílias de estudantes de escolas públicas. O relato do estágio na modalidade remota destaca as dificuldades dos alunos no acesso à tecnologia e enfatiza o papel essencial do professor diante de desafios sem precedentes. O estudo conclui ressaltando a necessidade de repensar as práticas pedagógicas diante das novas realidades educacionais, enfatizando a importância de adaptar-se e evoluir para atender às necessidades dos alunos em um mundo cada vez mais digital.
Inclusão Digital; Metodologias Ativas; Desafios na Educação
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.