DESAFIOS E OPORTUNIDADES DA IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING EM EMPRESAS FAMILIARES

Code: 230914502
8
0
Título

DESAFIOS E OPORTUNIDADES DA IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING EM EMPRESAS FAMILIARES

Autores(as):
  • Dara Anziliero Susin

    SUSIN, Dara Anziliero

  • Lucas Tartarotti

    TARTAROTTI, Lucas

DOI
10.37885/230914502
Publicado em

30/12/2023

Páginas

532-545

Capítulo

39

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH XIII

Resumo

O sistema de informação de marketing (SIM) é um sistema de dados que facilita e ajuda na tomada de decisão dentro da empresa. O SIM ajuda a direcionar os anúncios de produtos, a criação de campanhas, etc. É um sistema utilizado para guardar as informações de seus clientes para direcionar seus produtos/serviços. A empresa familiar é a empresa que inclui familiares nos processos administrativos e de produção, assim todos os membros da família envolvidos na empresa participam de diversas funções, tendo assim familiares na direção e na tomada de decisões. O objetivo geral deste trabalho é analisar os desafios e oportunidades da implantação de Sistema de Informação de Marketing (SIM) em empresas familiares. O método utilizado foi a pesquisa qualitativa. Para a coleta dos dados utilizou-se entrevistas semiestruturadas. Para análise dos dados foram identificadas relações entre os achados das entrevistas e a literatura da área. Além disso, foi realizada uma nuvem de palavras com os termos mais citados nas entrevistas. Como resultados da pesquisa, identificou-se a falta de conhecimento por parte das empresas em relação ao SIM. Entretanto, observou-se o interesse demostrado pelas empresas para entenderem o conceito e até dando abertura para uma possível aplicação futura do SIM.

Palavras-chave

Sistema de informação de marketing. Empresa familiar. Pesquisa qualitativa

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.