DESAFIOS DO ENSINO DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM BIBLIOGRÁFICA

Code: 210304017
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Título

DESAFIOS DO ENSINO DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM BIBLIOGRÁFICA

Autores(as):
  • Adauto Morais de Araújo Sobrinho

    Sobrinho, Adauto Morais de Araújo

  • Maysa Almeida e Almeida

    Almeida, Maysa Almeida e

DOI
10.37885/210304017
Publicado em

03/05/2021

Páginas

107-119

Capítulo

7

Resumo

O momento histórico no qual vivemos na educação, exige uma reflexão sobre as estratégias usadas para o ensino de História em sala de aula, visto que os alunos da referida disciplina estão sempre reclamando e desmotivados em estudar História, e isso só reforça os desafios a serem mitigados pelo docente. O objetivo deste estudo é analisar quais são os desafios do ensino de História no Ensino Fundamental. Para alcançar o respectivo objetivo realizou-se uma pesquisa bibliográfica considerando as contribuições de alguns teóricos que estudam os desafios inerentes aos desafios do ensino de História, a saber: Fonseca (1993), Matta (2004) e Pereira (2011) entre outros, procurando evidenciar os desafios ressaltados pelos teóricos na práxis do exercício da disciplina em questão. Os resultados evidenciam que os desafios do ensino de História, em sua grande maioria são reflexos da formação do docente, pouco contato com a prática docente, ausência ou carência de prática pedagógica, bem como omissão por parte do Estado em proporcionar um acompanhamento contínuo aos professores, visto que encontros esporádicos não instrumentalizam o docente para a mudança exigida e desejada por todos, para que alcance com êxito o objeto comum: aprendizagem significativa, com criticidade e participação do aluno como parte integrante do processo. Portanto, a ressignificação dos saberes via as práticas pedagógicas, bem como o acompanhamento contínuo dos professores no tocante aos desafios do ensino são, pontos cruciais para a redução de tal problemática.

Palavras-chave

Desafios, Ensino, História.

Autor(a) Correspondente
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