DESAFIOS DA AVALIAÇÃO: CONCEPÇÕES E DISCUSSÕES NECESSÁRIAS AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Code: 230312488
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Título

DESAFIOS DA AVALIAÇÃO: CONCEPÇÕES E DISCUSSÕES NECESSÁRIAS AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Autor(a):
  • Felix Augusto Do Carmo Silva

    Silva, Felix Augusto Do Carmo

DOI
10.37885/230312488
Publicado em

31/08/2023

Páginas

10-20

Capítulo

1

Resumo

O presente artigo traz uma análise reflexiva sobre a avaliação da aprendizagem no âmbito escolar e com isso fornecer conhecimentos pertinentes para o entendimento do referido tema. A pesquisa em questão foi construída a partir de uma pesquisa bibliográfica com aportes teóricos significativos para uma reflexão acerca da avaliação. Desse modo, a pesquisa foi pensada, estruturada e desenvolvida levando-se em consideração a importância do tema para a atualidade. Desde os primórdios da humanidade a avaliação no sentido lato sensu sempre fez parte da conivência humana, e no campo educacional ela foi adquirindo novas formas e se modificando conforme o modelo de sociedade e de ensino vigente em cada época. Para que se tenham estudos capazes de nortear as intervenções e melhorias do processo de ensino-aprendizagem é necessário haver avaliações. O ambiente escolar se caracteriza como lugar de ensinar, de aprender, de trocar experiências e fazer reflexões. Assim, a avaliação deve se inserir como mecanismo de mediação da ação pedagógica fazendo suscitar novas formas de pensar o processo de ensino-aprendizagem. Os resultados de uma avaliação escolar devem servir de parâmetros para direcionar as melhorias do processo de ensino-aprendizagem na sua essência, fazendo emergir sua verdadeira função educacional.

Palavras-chave

Avaliação. Mediação. Ensino-aprendizagem.

Autor(a) Correspondente
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