DEPRESSÃO INFANTIL: SINAIS E SINTOMAS PARA OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA

Code: 240215714
4
0
Título

DEPRESSÃO INFANTIL: SINAIS E SINTOMAS PARA OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA

Autor(a):
  • Leonardo Augusto Couto Finelli

    Finelli, Leonardo Augusto Couto

DOI
10.37885/240215714
Publicado em

01/03/2024

Páginas

9-21

Capítulo

1

Resumo

A depressão infantil configura quadro clínico com considerável incremento em sua incidência nos últimos anos. É comum a observação de comportamentos atípicos em ambiente escolar que configuram sinais e sintomas que podem indicar atenção ao quadro e sugerir a necessidade de busca de diagnóstico clínico realizado por equipe multiprofissional. Nesse sentido, a presente produção visou sumarizar as principais características da depressão infantil de modo a oferecer informações que auxiliem docentes ao reconhecimento de suas características de modo a orientar o acionamento da rede de apoio. Metodologicamente o estudo se valeu de levantamento da literatura clássica que foi analisada e complementada a luz de referencial atualizado. Os resultados apresentam a síntese dos principais sinais e sintomas que configuram o quadro de depressão infantil e indicações de como atentar a seu reconhecimento a partir de comportamentos atípicos de alunos em sala de aula e no ambiente escolar. Complementa-se tais achados com dados da legislação atual que instituiu a Política Nacional de Atenção Psicossocial nas Comunidades Escolares, como complemento a prestação de serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica que funcionam como suporte aos docentes para acionar a rede de apoio ao atendimento de demandas escolares. Conclui-se que o material pode auxiliar docentes a atentarem aos comportamentos de seus estudantes de modo a reconhecer eventuais sinais e/ou sintomas que possam indicar a necessidade de realização de diagnóstico precoce de depressão infantil, e assim possibilitar a indicação de terapêutica adequada em momento de início do quadro.

Palavras-chave

Depressão infantil, Diagnóstico, Educação, Formação docente, Política Nacional de Atenção Psicossocial nas Comunidades Escolares, Professores.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.