DEMOCRATIZAÇÃO NO ACESSO AOS CENÁRIOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO SUS-BAHIA: O SISTEMA DE GESTÃO DE ESTÁGIOS OBRIGATÓRIOS

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Título

DEMOCRATIZAÇÃO NO ACESSO AOS CENÁRIOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO SUS-BAHIA: O SISTEMA DE GESTÃO DE ESTÁGIOS OBRIGATÓRIOS

Autores(as):
  • Milena Amélia Franco Dantas

  • Luciana de Oliveira Alves Bastos Amorim

  • Izabelle Pinto Câmara

  • Laíse Rezende de Andrade

  • Dinah Santos Nogueira

  • Camila Oliveira Nunes

  • Décio Plácido dos Santos Neto

DOI
  • DOI
  • 10.37885/210303513
    Publicado em

    31/03/2021

    Páginas

    151-169

    Capítulo

    8

    Resumo

    O presente artigo é um relato de experiência sobre as implicações na política de integração ensino-serviço para o Sistema Único de Saúde (SUS) mediante o uso de uma ferramenta tecnológica original. Objetivo: demonstrar as mudanças nas práticas de regulação de vagas de estágio obrigatório de graduação em saúde no Estado da Bahia, com a implantação de um sistema de informação. Métodos: pesquisa documental de caráter descritivo-exploratório, cujos dados foram submetidos a um tratamento quantitativo e os resultados exibidos em gráficos. Utilizou-se as variáveis Instituições de Ensino Superior (IES) e Vagas a partir de um recorte temporal de 2015 a 2020 para análise comparativa dos períodos antes e depois da implantação da ferramenta. Resultados: a partir da utilização do sistema, obteve-se maiores ganhos na organização dos fluxos da regulação e qualificação dos estabelecimentos de saúde (ES) na disponibilidade de vagas. O sistema, além de contribuir para uma maior transparência no processo de oferta e distribuição de vagas, apontou para uma democratização no acesso aos cenários de ensino-aprendizagem nos campos de prática, com destaque para a garantia de vagas para as IES públicas. Considerações Finais: o uso de um sistema de processamento de dados para a regulação de vagas de estágio obrigatório apontou inúmeros avanços na integração ensino-serviço no SUS-Bahia, que vão desde o melhor controle da regulação das vagas à produção mais célere dos dados e à qualificação e fortalecimento da Secretaria Estadual da Saúde como Rede Escola.

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    Palavras-chave

    Sistema Único de Saúde, Integração Docente-assistencial, Educação em Saúde, Sistemas de Informação.

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