DEGRADAÇÃO AMBIENTAL E EXCLUSÃO SOCIAL: INTERFACES DE UM PROBLEMA DA CIDADE (E DA SALA DE AULA)

Code: 231014595
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Título

DEGRADAÇÃO AMBIENTAL E EXCLUSÃO SOCIAL: INTERFACES DE UM PROBLEMA DA CIDADE (E DA SALA DE AULA)

Autor(a):
  • Valter Machado Fonseca

DOI
  • DOI
  • 10.37885/231014595
    Publicado em

    29/02/2024

    Páginas

    75-91

    Capítulo

    5

    Resumo

    Este trabalho tem por objeto de estudo a relação escola/ambiente urbano,na periferia da cidade de Uberaba (MG). Educação Ambiental e Exclusão Social são assumidas como um binômio, cujos termos não podem ser tratados separadamente. Neste contexto, analisa-se a prática da Educação Ambiental nas escolas da periferia, contextualizando os elementos que influenciam esta prática. Alimentação deficitária, condições precárias de higiene / ausência de saneamento básico, moradias em condições de risco, doenças, desemprego, que tipificam das periferias urbanas, incidem, diretamente e negativamente, sobre o processo de ensino-aprendizagem nas escolas das periferias pobres de Uberaba, Minas Gerais.

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    Palavras-chave

    Educação Ambiental, Espaço urbano, Comunidades pobres da periferia, Degradação socioambiental.

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