DÉFICIT PRECOCE NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO INFANTIL PELO TDAH ASSOCIADO AO TPAC: ESTUDO DE CASO

Code: 221211521
62
0
Título

DÉFICIT PRECOCE NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO INFANTIL PELO TDAH ASSOCIADO AO TPAC: ESTUDO DE CASO

Autores(as):
  • Karina Cardoso Rodrigues

    RODRIGUES, K.C

  • Matheus Sessa Nazario

    NAZARIO, M.S

  • Henrique Peixoto Godoi

    GODOI, H.P

  • Ana Elisa da Silva Lima

    LIMA, A.E.S

  • Isabela de Bessa Egídio

    EGÍDIO, I.B

  • Nathalia Carolina Fernandes

    FERNANDES, N.C

DOI
10.37885/221211521
Publicado em

31/03/2023

Páginas

57-65

Capítulo

4

Resumo

INTRODUÇÃO: as neurodivergências tem a capacidade de promover níveis significativos de deficiência mental, especialmente quando afetam estruturas específicas das células neuronais, atrasando e dificultando o desenvolvimento neurobiológico humano. O estudo tem objetivo de discutir como essa associação do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade e Transtorno do Processamento Auditivo Central podem afetar o desenvolvimento cognitivo infantil precocemente. METODOLOGIA: trata-se de um estudo de caso holístico que envolve uma associação de dois transtornos no desenvolvimento cognitivo de uma criança acompanhada desde a infância primária por relação de parentesco com diagnóstico inicial aos 4 anos de idade e limite terapêutico atingido aos 12 anos. DISCUSSÃO: há uma clara distinção entre os déficits, apesar de similaridades que tangenciam fatores neuromorfológicos, o TPAC é avaliado como um distúrbio de entrada, enquanto que o TDAH se comporta como um distúrbio de saída em resposta à programação e execução que leva a déficits de atenção sustentados, ambas comorbidades observadas em suas cargas cognitivas e alvos cerebrais, contribuem para o atraso mental e o comprometimento da memória e raciocínio conjuntamente em um mesmo indivíduo. CONSIDERAÇÕES FINAIS: é possível caracterizar esta associação, TDAH e TPAC, como indicador precoce da deficiência mental, fato descritivo no atraso do desenvolvimento devido ao prejuízo celular que ambos transtornos produzem, quando unidos na mesma criança podem desencadear um processo disfuncional do intelecto e comportamental sintomático abrangente com possível limite da neuroplasticidade terapêutica antes do previsto.

Palavras-chave

Declínio cognitivo, Distúrbio neurofisiológico, Doenças auditivas centrais, Estudo de caso, Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.