DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: INCLUSÃO PROFISSIONAL E ALFABETIZAÇÃO

Code: 211006298
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Título

DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: INCLUSÃO PROFISSIONAL E ALFABETIZAÇÃO

Autores(as):
  • Teresa Helena Schoen

    Schoen, Teresa Helena

  • Maria Luíza Gomes-Machado

    Gomes-Machado, Maria Luíza

DOI
10.37885/211006298
Publicado em

02/12/2021

Páginas

90-107

Capítulo

6

Resumo

A efetiva inclusão profissional da pessoa com Deficiência Intelectual (DI) requer o desenvolvimento das habilidades adaptativas, incluindo, a alfabetização. Observa-se a importância das funções executivas e da memória de trabalho para o processo de leitura e escrita. O objetivo deste estudo consiste em demonstrar a relação entre alfabetização e inserção profissional em pessoas com DI. Participaram 63 pessoas com DI, de 21a 30 anos, oriundas de programas da APAE-SP. Foram entrevistadas com relação à alfabetização, inclusão profissional e dados sociodemográficos. Constatou-se que, nessa população, 47,6% dos jovens encontravam-se alfabetizados. A porcentagem de incluídos no mercado de trabalho entre os alfabetizados foi de 60% e dos não alfabetizados foi de 54,5% (p=0,662). Houve associação entre alfabetização e grau de deficiência e escolarização de ambos os pais. Os dados apontam que, embora a alfabetização seja relevante na vida de todas as pessoas, não foi um critério excludente para a inserção profissional da população pesquisada.

Palavras-chave

Deficiência Intelectual, Inclusão Social, Alfabetização, Trabalho, Educação da Pessoa com Deficiência Intelectual.

Autor(a) Correspondente
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