DANÇAS POPULARES E A PRÁTICA DO VOLEIBOL: POSSIBILIDADES DE TRANSFERÊNCIA DE APRENDIZAGEM
Roque Ribeiro da Silva Júnior
Silva Júnior, Roque Ribeiro da
Leandro Neves de Souza
Souza, Leandro Neves de
Vinicius Iley Oliveira Rodrigues
Rodrigues, Vinicius Iley Oliveira
Adalberto Veronese da Costa
Costa, Adalberto Veronese da
Glêbia Alexa Cardoso
Cardoso, Glêbia Alexa
31/10/2021
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Estudos demonstram que as experiências com habilidades motoras de modalidades distintas podem influenciar na aprendizagem de uma tarefa motora de outra modalidade, através da transferência (positiva ou negativa) da aprendizagem. Nesse sentido, o estudo objetivou analisar a contribuição das danças populares como transferência de aprendizagem para os fundamentos do esporte do voleibol. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa com dez especialistas (professores), homens (5) e mulheres (5), formados em educação física, que lecionam ou atuam com a modalidade de voleibol na cidade de Mossoró-RN. Foi possível verificar a similaridade de alguns movimentos como também as diferenças dos gestos e ações analisadas. Possível concluir que quanto maior a bagagem de movimenta para o aluno, mais irá ter a possibilidade de um grande repertório motor. Como o resultado, os professores deixaram evidente que os movimentos relacionados ao pastoril, maculelê e xaxado contribuíram com o desenvolvimento corporal dos indivíduos transcursando ao voleibol. Com isso, o estudo evidencia que há de fato a transferência positiva e negativa no desenvolvimento corporal e no processo de ensino do esporte.
Transferência de aprendizagem, Danças populares, Voleibol, Aprendizagem motora.
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