DANÇAS POPULARES E A PRÁTICA DO VOLEIBOL: POSSIBILIDADES DE TRANSFERÊNCIA DE APRENDIZAGEM

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Título

DANÇAS POPULARES E A PRÁTICA DO VOLEIBOL: POSSIBILIDADES DE TRANSFERÊNCIA DE APRENDIZAGEM

Autores(as):
  • Roque Ribeiro da Silva Júnior

  • Leandro Neves de Souza

  • Vinicius Iley Oliveira Rodrigues

  • Adalberto Veronese da Costa

  • Glêbia Alexa Cardoso

DOI
  • DOI
  • 10.37885/210705528
    Publicado em

    31/10/2021

    Páginas

    44-58

    Capítulo

    4

    Resumo

    Estudos demonstram que as experiências com habilidades motoras de modalidades distintas podem influenciar na aprendizagem de uma tarefa motora de outra modalidade, através da transferência (positiva ou negativa) da aprendizagem. Nesse sentido, o estudo objetivou analisar a contribuição das danças populares como transferência de aprendizagem para os fundamentos do esporte do voleibol. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa com dez especialistas (professores), homens (5) e mulheres (5), formados em educação física, que lecionam ou atuam com a modalidade de voleibol na cidade de Mossoró-RN. Foi possível verificar a similaridade de alguns movimentos como também as diferenças dos gestos e ações analisadas. Possível concluir que quanto maior a bagagem de movimenta para o aluno, mais irá ter a possibilidade de um grande repertório motor. Como o resultado, os professores deixaram evidente que os movimentos relacionados ao pastoril, maculelê e xaxado contribuíram com o desenvolvimento corporal dos indivíduos transcursando ao voleibol. Com isso, o estudo evidencia que há de fato a transferência positiva e negativa no desenvolvimento corporal e no processo de ensino do esporte.

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    Palavras-chave

    Transferência de aprendizagem, Danças populares, Voleibol, Aprendizagem motora.

    Licença

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