DANÇA DE SÃO GONÇALO: UMA ANÁLISE INTERDISCIPLINAR-DECOLONIAL PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Code: 221211230
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Título

DANÇA DE SÃO GONÇALO: UMA ANÁLISE INTERDISCIPLINAR-DECOLONIAL PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores(as):
  • Francisca Tayane De Souza Amorim

    Amorim, Francisca

  • Ana Maria Eugênia Da Silva

    Silva, Ana Maria

  • Eliane Costa Santos

    Santos, Eliane

  • Maria Hariane Souza

    Souza, Maria Hariane

  • Juliana Geórgia Araújo

    Araújo, Juliana

  • Livia Paulia Ribeiro

    Ribeiro, Livia

DOI
10.37885/221211230
Publicado em

29/12/2022

Páginas

1169-1185

Capítulo

86

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH VIII

Resumo

Objetivo: Este estudo é produto de um projeto de pesquisa intitulado Ensino de Ciências no Contexto da Descolonização e Ciência aberta, que tem como objetivo elaborar um produto didático baseado na interdisciplinaridade no Ensino de Ciências naturais, matemática, português, corporeidade e música contextualizados na dança de São Gonçalo do Quilombo Sitio Veiga na cidade de Quixadá-Ce. Métodos: Metodologicamente tomamos como base a pesquisa descritiva (Etnografia), biográfica (História de vida) e bibliográfica. Para tanto, realizamos a pesquisa de campo no Sítio Veiga, tendo como caminho a pesquisa descritiva, os elementos para análise da letra da música e as coreografias da Dança de São Gonçalo, fazendo uma transposição didática dos saberes cientifico-cultural para os conteúdos existentes nos componentes da Educação Escolar, na perspectiva de uma análise de como essa riqueza cultural adentraria a sala de aula, contribuindo com a ensino no contexto geral e nas comunidades quilombolas. Resultados: No estudo foras identificados trechos que destacam o contexto cultural e linguístico do quilombo, que se correlaciona com os conteúdos de ciências e matemática, como: a importância da água (Educação ambiental), produção de aluá (fermentação, microorganísmos); e na estrutura organizacional da dança foi evidenciado pontos de na estrutura organizacional da dança foi evidenciado pontos de uma etnomatemática local, que se correlaciona com estudo de funções matemática. Conclusão: Assim, espera-se que este trabalho possa ser utilizado no processo pedagógico interdisciplinar da educação básica como estratégia do ensino de ciências da natureza, matemática e português, garantindo a observação da Lei 10.639/03.

Palavras-chave

Decolonialidade do Ser e do Saber, Dança de São Gonçalo, Interdisciplinaridade, Educação Escolar.

Autor(a) Correspondente
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