DANÇA DE SÃO GONÇALO: UMA ANÁLISE INTERDISCIPLINAR-DECOLONIAL PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Francisca Tayane De Souza Amorim
Amorim, Francisca
Ana Maria Eugênia Da Silva
Silva, Ana Maria
Eliane Costa Santos
Santos, Eliane
Maria Hariane Souza
Souza, Maria Hariane
Juliana Geórgia Araújo
Araújo, Juliana
Livia Paulia Ribeiro
Ribeiro, Livia
29/12/2022
1169-1185
86
Objetivo: Este estudo é produto de um projeto de pesquisa intitulado Ensino de Ciências no Contexto da Descolonização e Ciência aberta, que tem como objetivo elaborar um produto didático baseado na interdisciplinaridade no Ensino de Ciências naturais, matemática, português, corporeidade e música contextualizados na dança de São Gonçalo do Quilombo Sitio Veiga na cidade de Quixadá-Ce. Métodos: Metodologicamente tomamos como base a pesquisa descritiva (Etnografia), biográfica (História de vida) e bibliográfica. Para tanto, realizamos a pesquisa de campo no Sítio Veiga, tendo como caminho a pesquisa descritiva, os elementos para análise da letra da música e as coreografias da Dança de São Gonçalo, fazendo uma transposição didática dos saberes cientifico-cultural para os conteúdos existentes nos componentes da Educação Escolar, na perspectiva de uma análise de como essa riqueza cultural adentraria a sala de aula, contribuindo com a ensino no contexto geral e nas comunidades quilombolas. Resultados: No estudo foras identificados trechos que destacam o contexto cultural e linguístico do quilombo, que se correlaciona com os conteúdos de ciências e matemática, como: a importância da água (Educação ambiental), produção de aluá (fermentação, microorganísmos); e na estrutura organizacional da dança foi evidenciado pontos de na estrutura organizacional da dança foi evidenciado pontos de uma etnomatemática local, que se correlaciona com estudo de funções matemática. Conclusão: Assim, espera-se que este trabalho possa ser utilizado no processo pedagógico interdisciplinar da educação básica como estratégia do ensino de ciências da natureza, matemática e português, garantindo a observação da Lei 10.639/03.
Decolonialidade do Ser e do Saber, Dança de São Gonçalo, Interdisciplinaridade, Educação Escolar.
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