DANÇA DE SÃO GONÇALO: UMA ANÁLISE INTERDISCIPLINAR-DECOLONIAL PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Code: 221211230
Downloads
9
Views
108
Compartilhe
Título

DANÇA DE SÃO GONÇALO: UMA ANÁLISE INTERDISCIPLINAR-DECOLONIAL PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores(as):
  • Francisca Tayane De Souza Amorim

  • Ana Maria Eugênia Da Silva

  • Eliane Costa Santos

  • Maria Hariane Souza

  • Juliana Geórgia Araújo

  • Livia Paulia Ribeiro

DOI
  • DOI
  • 10.37885/221211230
    Publicado em

    29/12/2022

    Páginas

    1169-1185

    Capítulo

    86

    Resumo

    Objetivo: Este estudo é produto de um projeto de pesquisa intitulado Ensino de Ciências no Contexto da Descolonização e Ciência aberta, que tem como objetivo elaborar um produto didático baseado na interdisciplinaridade no Ensino de Ciências naturais, matemática, português, corporeidade e música contextualizados na dança de São Gonçalo do Quilombo Sitio Veiga na cidade de Quixadá-Ce. Métodos: Metodologicamente tomamos como base a pesquisa descritiva (Etnografia), biográfica (História de vida) e bibliográfica. Para tanto, realizamos a pesquisa de campo no Sítio Veiga, tendo como caminho a pesquisa descritiva, os elementos para análise da letra da música e as coreografias da Dança de São Gonçalo, fazendo uma transposição didática dos saberes cientifico-cultural para os conteúdos existentes nos componentes da Educação Escolar, na perspectiva de uma análise de como essa riqueza cultural adentraria a sala de aula, contribuindo com a ensino no contexto geral e nas comunidades quilombolas. Resultados: No estudo foras identificados trechos que destacam o contexto cultural e linguístico do quilombo, que se correlaciona com os conteúdos de ciências e matemática, como: a importância da água (Educação ambiental), produção de aluá (fermentação, microorganísmos); e na estrutura organizacional da dança foi evidenciado pontos de na estrutura organizacional da dança foi evidenciado pontos de uma etnomatemática local, que se correlaciona com estudo de funções matemática. Conclusão: Assim, espera-se que este trabalho possa ser utilizado no processo pedagógico interdisciplinar da educação básica como estratégia do ensino de ciências da natureza, matemática e português, garantindo a observação da Lei 10.639/03.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    Decolonialidade do Ser e do Saber, Dança de São Gonçalo, Interdisciplinaridade, Educação Escolar.

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

    Este site utiliza cookies. Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Ao continuar você concorda com a nossa política de utilização de cookies.

    Continuar