DA SALA DE AULA À GESTÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM RELATO DE CASO DO CAMPUS TARAUACÁ - IFAC

Code: 221211244
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Título

DA SALA DE AULA À GESTÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM RELATO DE CASO DO CAMPUS TARAUACÁ - IFAC

Autores(as):
  • Camila De Lima Faustino

    Faustino, Camila de Lima

  • Acácio Bezerra De Mira

    De Mira, Acácio Bezerra

DOI
10.37885/221211244
Publicado em

29/12/2022

Páginas

100-107

Capítulo

8

Resumo

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC) tem sua estratégia de ensino baseada predominantemente no ensino presencial. No entanto, em março de 2020, a disseminação do vírus Sars-CoV-2 no Brasil levou à interrupção das atividades cotidianas da população e suspensão das aulas presenciais. A partir de então, foram publicados documentos normativos em âmbito nacional e as equipes gestoras do ensino iniciaram um trabalho inédito em busca de caminhos para a manutenção das atividades dentro dos limites impostos pela pandemia. Entretanto, a leitura fria dos documentos não permite tanger o esforço, os sacrifícios pessoais e profissionais dos seres humanos por trás da elaboração destas diretrizes. Desta forma, o objetivo deste trabalho é de relatar a percepção de vivência da prática de dois docentes gestores do ensino durante o período da pandemia de COVID-19 no Instituto Federal do Acre. Entre a suspensão das aulas presenciais e o retorno das aulas na modalidade remota, toda equipe gestora do IFAC, nos seus diferentes níveis, trabalhou para que este retorno ocorresse com o menor impacto possível. A experiência apresentada inclui a pandemia causada pelo vírus Sars-CoV-2 como elemento histórico na educação, além de elementos temporais e percepções frente aos efeitos. As consequências são sentidas mesmo após o retorno às atividades presenciais. O ensino remoto alterou práticas pedagógicas, possibilitou crescimento profissional, conferiu maior fluidez nas formas de comunicação entre os Campi, nas relações entre os pares e exigiu novas habilidades para atender às demandas da Instituição e dos alunos.

Palavras-chave

COVID-19; Ensino remoto emergencial.

Autor(a) Correspondente
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