DA SALA DE AULA À GESTÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM RELATO DE CASO DO CAMPUS TARAUACÁ - IFAC
Camila De Lima Faustino
Faustino, Camila de Lima
Acácio Bezerra De Mira
De Mira, Acácio Bezerra
29/12/2022
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EDUCAÇÃO, TRABALHO E SAÚDE: CAMINHOS E POSSIBILIDADES EM TEMPOS DE PANDEMIA - VOLUME 3
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC) tem sua estratégia de ensino baseada predominantemente no ensino presencial. No entanto, em março de 2020, a disseminação do vírus Sars-CoV-2 no Brasil levou à interrupção das atividades cotidianas da população e suspensão das aulas presenciais. A partir de então, foram publicados documentos normativos em âmbito nacional e as equipes gestoras do ensino iniciaram um trabalho inédito em busca de caminhos para a manutenção das atividades dentro dos limites impostos pela pandemia. Entretanto, a leitura fria dos documentos não permite tanger o esforço, os sacrifícios pessoais e profissionais dos seres humanos por trás da elaboração destas diretrizes. Desta forma, o objetivo deste trabalho é de relatar a percepção de vivência da prática de dois docentes gestores do ensino durante o período da pandemia de COVID-19 no Instituto Federal do Acre. Entre a suspensão das aulas presenciais e o retorno das aulas na modalidade remota, toda equipe gestora do IFAC, nos seus diferentes níveis, trabalhou para que este retorno ocorresse com o menor impacto possível. A experiência apresentada inclui a pandemia causada pelo vírus Sars-CoV-2 como elemento histórico na educação, além de elementos temporais e percepções frente aos efeitos. As consequências são sentidas mesmo após o retorno às atividades presenciais. O ensino remoto alterou práticas pedagógicas, possibilitou crescimento profissional, conferiu maior fluidez nas formas de comunicação entre os Campi, nas relações entre os pares e exigiu novas habilidades para atender às demandas da Instituição e dos alunos.
COVID-19; Ensino remoto emergencial.
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