DA HOSTILIDADE À INCLUSÃO: O USO DO NOME SOCIAL NO ESPAÇO ESCOLAR BRASILEIRO

Code: 210605041
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Título

DA HOSTILIDADE À INCLUSÃO: O USO DO NOME SOCIAL NO ESPAÇO ESCOLAR BRASILEIRO

Autor(a):
  • Alex Pereira Ribeiro

    Ribeiro, Alex Pereira

DOI
10.37885/210605041
Publicado em

30/07/2021

Páginas

139-145

Capítulo

10

Resumo

O espaço heteronormativo imposto no ambiente escolar exclui aqueles que não se enquadram à “normalidade”. Neste sentido, travestis e transexuais têm convivido, de forma hostil, com a violência física e psicológica nas escolas, o que colabora para o alto índice de abandono (expulsão) escolar. Mesmo em meio à inúmeras resistências, algumas políticas, ainda a passos lentos, vêm sendo adotadas por alguns agentes da sociedade para minimizar os impactos sofridos por estas pessoas nos espaços escolares. Este artigo nasce com o objetivo de analisar se o uso do nome social no espaço escolar brasileiro, permitido desde 2018, é o suficiente para garantir a inclusão de pessoas trans e travestis nas escolas. Para isto, utilizou-se estudo bibliográfico, onde se percebeu que, embora o uso do nome social seja um direito, seja legalizado, isto por si só ainda não garante à comunidade a inclusão completa no espaço escolar. Concluiu-se que ainda há muita resistência por parte de pais, professores, corpo diretivo e alunos em dialogar sobre sexualidade e diversidade de gênero nas escolas. É necessário, portanto, que outras políticas públicas e estratégias educacionais possam garantir o acesso igualitário às escolas e à educação inclusiva.

Palavras-chave

Inclusão. Sexualidade. Gênero. Nome Social. Educação.

Autor(a) Correspondente
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