DA FORMAÇÃO À PRÁTICA DOCENTE: UMA HABILIDADE CRIATIVAMENTE INOVADORA

Code: 220308096
7
25
Título

DA FORMAÇÃO À PRÁTICA DOCENTE: UMA HABILIDADE CRIATIVAMENTE INOVADORA

Autor(a):
  • Maria Selma Barboza dos Santos

    Santos, Maria Selma Barboza dos

DOI
10.37885/220308096
Publicado em

01/05/2022

Páginas

1513-1526

Capítulo

121

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH III

Resumo

A sociedade do conhecimento provoca exigências e mudanças em todos os setores da vida social. Este artigo apresenta algumas reflexões acerca da importância de potencializar e desenvolver habilidades e iniciativas que promovam à criatividade. Baseado em pesquisa bibliográfica e empírica, procura identificar a importância da criatividade no século de constantes mudanças, que obrigam o ser humano a ser crítico e a se preparar para o desconhecido. Reflete especificamente sobre a importância da criatividade numa perspectiva de relação com a formação e a prática docente, mesmo sabendo que as recentes teorias sobre criatividade afirmam que ela é inerente a todo ser humano, podendo ser desenvolvida em todas as pessoas, independente de idade, gênero, condição social, etc. Considerando que na formação docente a criatividade não é sequer mencionada como essencial à sua atuação, o docente, de modo geral, não aprende nem reconhece o que é possível fazer, intencionalmente, através de técnicas, estratégias, métodos, exercícios, etc., levando em consideração a criatividade em seus procedimentos, tornando a disciplina mais agradável e favorecendo o desenvolvimento do potencial criativo e reflexivo do aluno, como uma das premissas para inserção de mercado atual. Para a metodologia, optamos pela pesquisa bibliográfica considerando autores de diversas áreas que tratam sobre assuntos relacionados à criatividade, formação e prática docente. Os resultados apontam que há uma carência para a inovação levando em consideração à atuação criativa desse profissional, configuradas através de reflexões acerca do papel da criatividade e suas contribuições para a formação e prática docente. Portanto, a pesquisa reconhece a criatividade como ferramenta preciosa para a inovação das práticas pedagógicas através da concepção de criar e ativar a mente.

Palavras-chave

Criatividade, Formação docente, Prática pedagógica.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.