DA AVALIAÇÃO DA ACEITAÇÃO DE TECNOLOGIA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA À SUA META-AVALIAÇÃO

Code: 231114954
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Título

DA AVALIAÇÃO DA ACEITAÇÃO DE TECNOLOGIA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA À SUA META-AVALIAÇÃO

Autores(as):
  • Lucí Hildenbrand

    HILDENBRAND, Lucí

  • Renato Miguel De Moraes

    MORAES, Renato

DOI
10.37885/231114954
Publicado em

30/12/2023

Páginas

8-24

Capítulo

1

Resumo

Objetivo: Este estudo objetivou meta-avaliar a “Avaliação da aceitação de tecnologias educacionais digitais aplicadas ao ensino-aprendizagem de Matemática”, expressa na forma de artigo e realizada junto a 17 professores regentes em cursos técnicos, integrados ao nível médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE). Metodologicamente, a meta-avaliação caracteriza-se como somativa, de resultado, ex-postfacto e externa, e acha-se embasada em quatro dos cinco Critérios Fundamentais de Davidson (2005), excetuando-se o critério Custos por não ter sido referido no artigo meta-avaliado. Os resultados revelaram o pleno atendimento da avaliação a todos os quatro critérios considerados. Dentre os diversos pontos, destacam-se: a) a congruência entre o objetivo da avaliação e as suas justificativas, contribuindo para a cobertura compreensiva do processo avaliativo e, também, assegurando atendimento à Validade; b) a relevância e o interesse da temática, as contribuições do estudo e a permanente disponibilidade dos resultados em linguagem e mídias adequadas ao público interessado, garantindo a sua Utilidade; c) a observância de padrões legais, normativos, profissionais, éticos e culturais, a exemplo de honestidade e transparência, evidenciando a adequação da Conduta avaliativa; d) as titulações, as experiências e os conhecimentos demonstrados pelos profissionais, além da imparcialidade e autonomia demonstradas na condução do estudo, favoreceram para a sua Credibilidade. No elenco das principais considerações e sugestões, enfatiza-se a importância de que nos próximos estudos possam analisar os pontos negativos dos softwares avaliados, pois, podendo revelar desconhecimentos ou distorções conceituais dos professores, poderão subsidiar projetos de educação continuada na grande temática, contribuindo para a sua qualificação.

Palavras-chave

Meta-avaliação, Critérios fundamentais, Tecnologias educacionais digitais, Modelo de Aceitação de Tecnologias, TAM.

Autor(a) Correspondente
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