CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES DA RETAGUARDA OPERACIONAL DE UMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA
Euselia Paveglio Vieira
Vieira, Euselia Paveglio
Ritiele Marcia Kovaleski Schreiber
Schreiber, Ritiele Marcia Kovaleski
Jorge Oneide Sausen
Sausen, Jorge Oneide
01/07/2021
198-219
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ADMINISTRAÇÃO: PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO E SUAS TENDÊNCIAS - VOLUME 2
As empresas buscam incessantemente por eficiência nas suas atividades e também na forma de dividir os seus custos para realização, procurando cada vez mais, por meio de uma otimização de seus processos, reduzir os custos e despesas aumentando seus resultados. Neste sentido, a instituição financeira estudada criou uma retaguarda centralizada de processos, que tem o nome de Back Office. Este realiza atividades operacionais de forma centralizadas em um único local, com isso retirou das Unidades de Atendimento a parte operacional, deixando-a com mais oportunidade de realizar novos negócios, atender melhor ao seu associado, aprimorar o relacionamento, a satisfação do mesmo com a instituição e com os negócios realizados. O trabalho tem o objetivo de apresentar uma proposta de rateio dos serviços prestados, isto para que de uma forma mais assertiva sejam identificados os custos de cada processo feito, e com base nos custos sejam elaborados os rateios por quantidade de serviços prestados versus custos. O maior desafio é elaborar um critério de rateio de custos envolvidos em cada serviço realizado no Back Office. A base conceitual utilizada é o custeio ABC e a metodologia abrange uma pesquisa aplicada, descritiva com coleta de dados por meio de entrevistas despadronizadas. O resultado do estudo apresenta uma proposta de rateio de custos, é feita com base em um percentual de complexidade que é dado para cada atividade e, desta forma, cada Unidade de Atendimento saberá o custo de cada serviço contratado resultando na eficiência de gerenciamento de custos e processos.
Atividades. Rateio. Custeio ABC. Gerenciamento.
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