CURVAS DE REFERÊNCIA DE PONTOS BRUTOS NO STANFORD-BINET INTELLIGENCE SCALE DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Code: 220910306
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Título

CURVAS DE REFERÊNCIA DE PONTOS BRUTOS NO STANFORD-BINET INTELLIGENCE SCALE DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Autores(as):
  • Márcia Regina Fumagalli Marteleto

    Marteleto, Marcia Regina Fumagalli

  • Teresa Schöen-Ferreira

    Schöen-Ferreira, Teresa Helena

  • Brasilia Chiari

    Chiari, Brasilia Maria

  • Jacy Perissinoto

    Perissinoto, Jacy

DOI
10.37885/220910306
Publicado em

31/10/2022

Páginas

45-59

Capítulo

3

Resumo

O trabalho teve como objetivo construir curvas de referência de pontos brutos das Áreas e do Total do Stanford-Binet em crianças e adolescentes paulistanos. Foram avaliadas individualmente 257 crianças e adolescentes, com idade média de 5 anos e 10 meses, sendo 130 (50,58%) do sexo feminino e 127 (49,42%) do sexo masculino, todas frequentadoras de Escolas Públicas de Educação Infantil e Fundamental, de diferentes regiões da cidade de São Paulo. O teste foi aplicado individualmente na própria escola das crianças, sempre a partir do primeiro item, independentemente da idade da criança. Os participantes foram agrupados por idade; calcularam-se medidas descritivas para cada faixa etária desta população. Foram confeccionadas curvas de referência para Áreas e Total do Stanford Binet com os pontos brutos obtidos. Os pontos brutos foram distribuídos de acordo com a curva normal.

Palavras-chave

Quociente de inteligência, Medidas de inteligência, Inteligência.

Autor(a) Correspondente
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