CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA: NOVAS ABORDAGENSMETODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃOBÁSICA
Luciano Dias da Silva
Silva, Luciano Dias da
Hanna Pillmann Ramos
Ramos, Hanna Pillmann
Ariel Nicoletti Postai
Postai, Ariel Nicoletti
Maurício da Silva Justino
Justino, Maurício da Silva
Carlos Eduardo Vitória da Silva
Silva, Carlos Eduardo Vitória da
Giane Carmem Alves de Carvalho
Carvalho, Giane Carmem Alves de
Marilia Regina Hartmann
Hartmann, Marilia Regina
Mauro Scharf
Scharf, Mauro
31/03/2022
53-62
4
Curso oferecido a estudantes de Licenciatura e professores de Química de Ensino Médio e Fundamental dos municípios de Gaspar/SC e região. Foram apresentados e discutidos textos referentes a metodologias de ensino. Cada participante do curso teria que ministrar aulas de dois conteúdos escolhidos: um considerado difícil de trabalhar em sala de aula e outro considerado a “especialidade” do participante. Esta metodologia possibilitaria uma análise comparativa que permitiria discutir e situar as metodologias de ensino para as aulas que apresentaram maiores ou menores desafios de preparação e domínio de conteúdo. O encerramento do curso ocorreu com uma avaliação crítica pelos participantes em relação às metodologias de ensino, os desafios e acertos, bem como as possibilidades de relação entre teoria e prática, através das aulas expositivas dialogadas. Apesar da demanda abaixo da esperada, a maioria dos objetivos propostos foi alcançada, mas somente parcerias com prefeituras da região possibilitarão a continuidade do projeto.
Formação continuada, Metodologia de ensino, Aula expositiva.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.