CURSO A FORMAÇÃO DE ATLETAS-GUIAS PARA CICLISMO ADAPTADO: A CONSTRUÇÃO DE REFLEXÕES SOBRE A CULTURA DA INCLUSÃO

Code: 230914342
3
0
Título

CURSO A FORMAÇÃO DE ATLETAS-GUIAS PARA CICLISMO ADAPTADO: A CONSTRUÇÃO DE REFLEXÕES SOBRE A CULTURA DA INCLUSÃO

Autores(as):
  • Fabiana Leite De Souza

    De Souza, Fabiana Leite

  • Tiago Oliveira De Lima

    LIMA, Tiago Oliveira

  • Zayre Almeida De Lavor

    LAVOR, Zayre Almeida

  • Jona Uvenal Da Silva

    SILVA, Jonas Juvenal

  • Jean Carlos Santos Silva Amorim

    AMORIM, Jean Carlos Santos Silva

  • José Souza Neto

    NETO, José de Souza

DOI
10.37885/230914342
Publicado em

15/11/2023

Páginas

36-47

Capítulo

3

Resumo

Este trabalho descreve a estruturação do curso de extensão universitária intitulado “FORMAÇÃO DE ATLETAS-GUIAS PARA O CICLISMO ADAPTADO”, o qual foi ofertado de forma digital pelos integrantes do Grupo Experimental De Pesquisa, Investigação e Análise Socioeconômica e Ambiental– GEPEIA, que está vinculado a Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT, câmpus de Sinop-MT. Esse curso surgiu como ação de articulação/mediação dos integrantes do Projeto Pedal Além da visão, que foi aprovado por meio do parecer Nº 741/2022 – PROEC. para correlacionar as ações praxistas desenvolvidas juntas aos sujeitos com e sem deficiência visual, que participavam do projeto e fornecer a possibilidade de divulgação/formação de outros sujeitos, que ainda não conheciam esse contexto educacional popular, nas que tinham interesse em aprender sobre a Educação Especial e a trabalhar com pessoas que têm deficiência visual, sobre esse prisma do esporte adaptado. O curso foi realizado durante o período de Março a Junho de 2023, e houve a certificação de 20 horas, para cada participante. A análise do curso baseia-se na Pedagogia Histórico Crítica, e ela demonstrou, que os conhecimentos construídos, estudados e socializados no Projeto Pedal Além da Visão, serviram de base formativa no movimento pedagógico vivenciado através do curso investigado. O curso serviu de meio de divulgação, de circulação e de proposição de uma formação, que se baseou em uma ação cultural popular, em que um grupo de professores, inicialmente sem ter vínculo a uma Instituição, se reuniram e decidiram fazer algo produtivo, qualitativo e significativo em prol a educação e a saúde da pessoa com deficiência visual. Nesse contexto, esse grupo de cidadãos engendraram ações praxistas, em que a lógica é a humanização, a defesa da dignidade humana para todos, o acesso e usufruto dos espaços sociais de forma acessível e qualitativa. O Projeto após ser inserido na estrutura organizacional da Universidade, isso contribuiu para ampliar as ações formativas e potencializá-las, para que pudessem chegar a um maior número de pessoas.

Palavras-chave

Educação Popular. Cultura da Inclusão. Educação Especial. Ciclismo Adaptado.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.