CURSO A FORMAÇÃO DE ATLETAS-GUIAS PARA CICLISMO ADAPTADO: A CONSTRUÇÃO DE REFLEXÕES SOBRE A CULTURA DA INCLUSÃO
Fabiana Leite De Souza
De Souza, Fabiana Leite
Tiago Oliveira De Lima
LIMA, Tiago Oliveira
Zayre Almeida De Lavor
LAVOR, Zayre Almeida
Jona Uvenal Da Silva
SILVA, Jonas Juvenal
Jean Carlos Santos Silva Amorim
AMORIM, Jean Carlos Santos Silva
José Souza Neto
NETO, José de Souza
15/11/2023
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Este trabalho descreve a estruturação do curso de extensão universitária intitulado “FORMAÇÃO DE ATLETAS-GUIAS PARA O CICLISMO ADAPTADO”, o qual foi ofertado de forma digital pelos integrantes do Grupo Experimental De Pesquisa, Investigação e Análise Socioeconômica e Ambiental– GEPEIA, que está vinculado a Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT, câmpus de Sinop-MT. Esse curso surgiu como ação de articulação/mediação dos integrantes do Projeto Pedal Além da visão, que foi aprovado por meio do parecer Nº 741/2022 – PROEC. para correlacionar as ações praxistas desenvolvidas juntas aos sujeitos com e sem deficiência visual, que participavam do projeto e fornecer a possibilidade de divulgação/formação de outros sujeitos, que ainda não conheciam esse contexto educacional popular, nas que tinham interesse em aprender sobre a Educação Especial e a trabalhar com pessoas que têm deficiência visual, sobre esse prisma do esporte adaptado. O curso foi realizado durante o período de Março a Junho de 2023, e houve a certificação de 20 horas, para cada participante. A análise do curso baseia-se na Pedagogia Histórico Crítica, e ela demonstrou, que os conhecimentos construídos, estudados e socializados no Projeto Pedal Além da Visão, serviram de base formativa no movimento pedagógico vivenciado através do curso investigado. O curso serviu de meio de divulgação, de circulação e de proposição de uma formação, que se baseou em uma ação cultural popular, em que um grupo de professores, inicialmente sem ter vínculo a uma Instituição, se reuniram e decidiram fazer algo produtivo, qualitativo e significativo em prol a educação e a saúde da pessoa com deficiência visual. Nesse contexto, esse grupo de cidadãos engendraram ações praxistas, em que a lógica é a humanização, a defesa da dignidade humana para todos, o acesso e usufruto dos espaços sociais de forma acessível e qualitativa. O Projeto após ser inserido na estrutura organizacional da Universidade, isso contribuiu para ampliar as ações formativas e potencializá-las, para que pudessem chegar a um maior número de pessoas.
Educação Popular. Cultura da Inclusão. Educação Especial. Ciclismo Adaptado.
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