CURRÍCULO NA ESCOLA E OS DESAFIOS PARA ENSINAR

Code: 201202589
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Título

CURRÍCULO NA ESCOLA E OS DESAFIOS PARA ENSINAR

Autor(a):
  • Manoel Soares de Aragão

    Aragão, Manoel Soares de

DOI
10.37885/201202589
Publicado em

02/05/2021

Páginas

42-54

Capítulo

3

Resumo

O presente artigo é resultado de um estudo bibliográfico com objetivo de compreender os desafios que a escola, especialmente a pública, enfrenta para ensinar, considerando as características do currículo oficial e a diversidade de outras possibilidades que o professor pode utilizar para ampliar o campo de atuação do aluno e do próprio professor no sentido de tornar os conteúdos muito mais relevantes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa acerca da pergunta: quais conteúdos são significativos para o alunado da sociedade moderna da informação e das tecnologias? Esta problemática oportuniza a escola, a partir dos seus professores, entenderem a qualidade da formação docente e a condição de opinar criticamente, sobre os modelos de currículo apresentados às escolas pelas autoridades educacionais e de que forma estes podem ou não ser modificados a partir das contribuições culturais de cada comunidade. Os autores referenciados na pesquisa apresentam vários nuances do currículo, haja vista que este é dialético, e, portanto não se limita às disciplinas fragmentadas e, por vezes, fora do contexto dos aprendizes. O currículo no Brasil tem fortes influências estrangeiras e traz no seu formato características da Escola Tradicional. Sabe-se que apesar dos Parâmetros Curriculares Nacionais apresentados na década de 70, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em 1996 e o Referencial Curricular para a Educação Infantil e programas de Educação Compensatória, muito ainda há que avançar no que se refere ao currículo, pois as práticas são inevitavelmente as mesmas. Por isso, a necessidade de se aprofundar e compreender o currículo e seus desafios na escola. Apesar de uma pesquisa simples, entende-se que a mesma tem grande relevância no sentido de despertar nos leitores (professores e acadêmicos) o interesse pelo tema e consequentemente, pela realização de novos estudos como propósito de mudanças, seja na prática, seja na compreensão do que há que se mudar principalmente com a nova Base Nacional Comum Curricular.

Palavras-chave

Currículo, Escola, Professores, Formação.

Autor(a) Correspondente
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