CURRÍCULO INTERDISCIPLINAR E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO CAMPO: A EXPERIÊNCIA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PIÇARRA

Code: 200901422
3
1
Título

CURRÍCULO INTERDISCIPLINAR E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO CAMPO: A EXPERIÊNCIA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PIÇARRA

Autores(as):
  • Rosemeri Scalabrin

    Scalabrin, Rosemeri

  • Laane Barros Lucena

    Lucena, Laane Barros

  • Vera Lúcia Magri Pedroso

    Pedroso, Vera Lúcia Magri

DOI
10.37885/200901422
Publicado em

30/10/2020

Páginas

128-154

Capítulo

9

Resumo

Esse artigo discute as bases que fundamentaram a proposta de implementação Curricular Interdisciplinar via tema gerador na Rede Municipal de Ensino de Piçarra-Pará a partir de 2014, visando compreender o processo de construção do conhecimento na perspectiva Freireana, na visão dos educadores sobre a efetivação de um currículo ético-crítico. Para isso, realizamos a pesquisa bibliográfica e documental que permite situar o currículo em termos conceitual e histórico, teorias, modelos; sistematizar a legislação da educação e refletir acerca das práticas curriculares. Realizamos também a pesquisa de campo por meio de entrevista coletiva com professores-educandos dos cursos de Especialização em Educação do Campo, com o propósito de analisar a implementação da referida proposta curricular, a partir do diálogo com os atores envolvidos. Os resultados das análises revelam que nesta proposta curricular a realidade como objeto de conhecimento, educadores-educandos e comunidade como sujeitos do processo educativo e os acessos aos conhecimentos escolares dialogam com os saberes locais e assumem o papel de transformação do contexto sócio histórico. Consideramos que ao construir coletivamente um currículo interdisciplinar via tema gerador, a agricultura familiar adentrou as escolas do campo, possibilitado uma nova visão dos educadores e educandos.

Palavras-chave

Currículo. Interdiciplinaridade. Desenvolvimento sustentável

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.