CURRÍCULO INTERDISCIPLINAR E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO CAMPO: A EXPERIÊNCIA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PIÇARRA
CURRÍCULO INTERDISCIPLINAR E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO CAMPO: A EXPERIÊNCIA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PIÇARRA
Rosemeri Scalabrin
Laane Barros Lucena
Vera Lúcia Magri Pedroso
30/10/2020
128-154
9
Esse artigo discute as bases que fundamentaram a proposta de implementação Curricular Interdisciplinar via tema gerador na Rede Municipal de Ensino de Piçarra-Pará a partir de 2014, visando compreender o processo de construção do conhecimento na perspectiva Freireana, na visão dos educadores sobre a efetivação de um currículo ético-crítico. Para isso, realizamos a pesquisa bibliográfica e documental que permite situar o currículo em termos conceitual e histórico, teorias, modelos; sistematizar a legislação da educação e refletir acerca das práticas curriculares. Realizamos também a pesquisa de campo por meio de entrevista coletiva com professores-educandos dos cursos de Especialização em Educação do Campo, com o propósito de analisar a implementação da referida proposta curricular, a partir do diálogo com os atores envolvidos. Os resultados das análises revelam que nesta proposta curricular a realidade como objeto de conhecimento, educadores-educandos e comunidade como sujeitos do processo educativo e os acessos aos conhecimentos escolares dialogam com os saberes locais e assumem o papel de transformação do contexto sócio histórico. Consideramos que ao construir coletivamente um currículo interdisciplinar via tema gerador, a agricultura familiar adentrou as escolas do campo, possibilitado uma nova visão dos educadores e educandos.
Ler mais...Currículo. Interdiciplinaridade. Desenvolvimento sustentável
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