CURRÍCULO FORMAL: UMA ABORDAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Code: 210203366
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Título

CURRÍCULO FORMAL: UMA ABORDAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores(as):
  • Gercina Dalva

    Dalva, Gercina

  • Carla Aline de Araújo Nascimento

    Nascimento, Carla Aline de Araújo

  • Marília Dantas da Silva

    Silva, Marília Dantas da

  • Udegardes Alves de Andrade

    Andrade, Udegardes Alves de

DOI
10.37885/210203366
Publicado em

02/05/2021

Páginas

174-181

Capítulo

12

Resumo

O presente artigo enfatiza o currículo formal e sua abordagem nos anos iniciais do ensino fundamental da Escola Municipal Severina Leite de Menezes, município de Almino Afonso, RN, além de sua inserção na realidade escolar. Discute a concepção de currículo e sua abertura aos fatores sociais e culturais. Apresenta os níveis de currículo e sua incorporação pela escola, na busca por respostas diante das informações colhidas. Tem como objetivo analisar a abordagem do currículo formal no âmbito escolar. Os instrumentos utilizados na elaboração do artigo foram: pesquisa bibliográfica, qualitativa, descritiva e de campo, usando-se como referência Berticelle (1999), Libâneo (2001), Lück (2006), Marques (1995) e Veiga (1995), bem como a aplicação de questionário de opinião aos profissionais da educação. O currículo formal dá as coordenadas para a maneira de produzir a realidade no meio escolar. Ao conhecer este meio, pode-se determinar maneiras de criar uma nova perspectiva, que melhore as necessidades dos envolvidos, em busca de soluções para os problemas encontrados na educação. Acerca do currículo formal, pode-se dizer que ele não é estático, pois comporta atos de criação e recriação, de contestação e de transgressão, mostrando toda a dinâmica curricular, razão pela qual assume grande relevância para a comunidade escolar e a sociedade em geral.

Palavras-chave

Currículo, Escola, Aluno.

Autor(a) Correspondente
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