CURRÍCULO FORMAL: UMA ABORDAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Gercina Dalva
Dalva, Gercina
Carla Aline de Araújo Nascimento
Nascimento, Carla Aline de Araújo
Marília Dantas da Silva
Silva, Marília Dantas da
Udegardes Alves de Andrade
Andrade, Udegardes Alves de
02/05/2021
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TEMAS DA DIVERSIDADE: EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS DE PESQUISA - VOLUME 2
O presente artigo enfatiza o currículo formal e sua abordagem nos anos iniciais do ensino fundamental da Escola Municipal Severina Leite de Menezes, município de Almino Afonso, RN, além de sua inserção na realidade escolar. Discute a concepção de currículo e sua abertura aos fatores sociais e culturais. Apresenta os níveis de currículo e sua incorporação pela escola, na busca por respostas diante das informações colhidas. Tem como objetivo analisar a abordagem do currículo formal no âmbito escolar. Os instrumentos utilizados na elaboração do artigo foram: pesquisa bibliográfica, qualitativa, descritiva e de campo, usando-se como referência Berticelle (1999), Libâneo (2001), Lück (2006), Marques (1995) e Veiga (1995), bem como a aplicação de questionário de opinião aos profissionais da educação. O currículo formal dá as coordenadas para a maneira de produzir a realidade no meio escolar. Ao conhecer este meio, pode-se determinar maneiras de criar uma nova perspectiva, que melhore as necessidades dos envolvidos, em busca de soluções para os problemas encontrados na educação. Acerca do currículo formal, pode-se dizer que ele não é estático, pois comporta atos de criação e recriação, de contestação e de transgressão, mostrando toda a dinâmica curricular, razão pela qual assume grande relevância para a comunidade escolar e a sociedade em geral.
Currículo, Escola, Aluno.
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