CURRÍCULO DA/NA EDUCAÇÃO DO CAMPO E O USO DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO: CURRÍCULO EDUCAÇÃO DO CAMPO E O USO DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO

Code: 221211459
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Título

CURRÍCULO DA/NA EDUCAÇÃO DO CAMPO E O USO DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO: CURRÍCULO EDUCAÇÃO DO CAMPO E O USO DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO

Autores(as):
  • Danielli Machado Arakaki

    Arakaki, Danielli Machado

  • Andréa Natalia Da Silva

    Silva, Andréa Natalia Da

DOI
10.37885/221211459
Publicado em

01/03/2023

Páginas

900-915

Capítulo

66

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH X

Resumo

A temática “Currículo da/na Educação do Campo e o uso da Tecnologia de Informação” surgiu da vivência escolar no campo, das disciplinas no curso de na Pedagogia, do projeto de extensão no grupo de estudos “Identidades e Diferenças”, na monitoria e experiência de bolsista. Considerando as experiências como ex-aluna da escola rural com a educação urbana e algumas atividades voltadas à cultura do campo na universidade, eclodimos em um olhar pesquisador à educação do campo, voltado para a questão: se há ou não o uso da Tecnologia da Informação no Currículo da/na Educação do Campo, no assentamento Capão Bonito II – município de Sidrolândia/Mato Grosso do Sul, nas aulas dos anos iniciais do ensino fundamental. Nosso objetivo foi compreender como ocorre o uso ou não da Tecnologia da Informação no Currículo da/na Educação do Campo no assentamento; cujos objetivos específicos foram: analisar o Projeto Político Pedagógico da Escola para verificar se há menção do uso ou não da Tecnologia da Informação no Currículo da/na Educação do Campo; descrever o uso ou não da Tecnologia da Informação no currículo da/na Educação do Campo; e apresentar os exemplos do uso ou não da Tecnologia da Informação, conforme os/as professores/as no currículo da/na Educação do Campo no assentamento. E nossa Metodologia de pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, bibliográfica, etnográfica, documental e de campo com embasamento teórico fundamentado em Silva (2014), Moran (2000), Molina e Fernandes (2004) e Caldart (2005); desenvolvida por meio de observação das aulas nos anos iniciais do ensino fundamental; entrevistas semiestruturadas aos/às professores/as na escola do assentamento; cujas reflexões suscitadas no caminhar da pesquisa possibilitaram o entendimento de que existe a necessidade de uma formação continuada aos professores da/na educação do campo para os mesmos estarem integrando o uso da Tecnologia da informação na construção do currículo camponês.

Palavras-chave

Currículo, Tecnologia, Educação do Campo.

Autor(a) Correspondente
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