CURRÍCULO DA/NA EDUCAÇÃO DO CAMPO E O USO DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO: CURRÍCULO EDUCAÇÃO DO CAMPO E O USO DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO

Code: 221211459
Downloads
4
Views
7
Compartilhe
Título

CURRÍCULO DA/NA EDUCAÇÃO DO CAMPO E O USO DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO: CURRÍCULO EDUCAÇÃO DO CAMPO E O USO DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO

Autores(as):
  • Danielli Machado Arakaki

  • Andréa Natalia Da Silva

DOI
  • DOI
  • 10.37885/221211459
    Publicado em

    28/02/2023

    Páginas

    900-915

    Capítulo

    66

    Resumo

    A temática “Currículo da/na Educação do Campo e o uso da Tecnologia de Informação” surgiu da vivência escolar no campo, das disciplinas no curso de na Pedagogia, do projeto de extensão no grupo de estudos “Identidades e Diferenças”, na monitoria e experiência de bolsista. Considerando as experiências como ex-aluna da escola rural com a educação urbana e algumas atividades voltadas à cultura do campo na universidade, eclodimos em um olhar pesquisador à educação do campo, voltado para a questão: se há ou não o uso da Tecnologia da Informação no Currículo da/na Educação do Campo, no assentamento Capão Bonito II – município de Sidrolândia/Mato Grosso do Sul, nas aulas dos anos iniciais do ensino fundamental. Nosso objetivo foi compreender como ocorre o uso ou não da Tecnologia da Informação no Currículo da/na Educação do Campo no assentamento; cujos objetivos específicos foram: analisar o Projeto Político Pedagógico da Escola para verificar se há menção do uso ou não da Tecnologia da Informação no Currículo da/na Educação do Campo; descrever o uso ou não da Tecnologia da Informação no currículo da/na Educação do Campo; e apresentar os exemplos do uso ou não da Tecnologia da Informação, conforme os/as professores/as no currículo da/na Educação do Campo no assentamento. E nossa Metodologia de pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, bibliográfica, etnográfica, documental e de campo com embasamento teórico fundamentado em Silva (2014), Moran (2000), Molina e Fernandes (2004) e Caldart (2005); desenvolvida por meio de observação das aulas nos anos iniciais do ensino fundamental; entrevistas semiestruturadas aos/às professores/as na escola do assentamento; cujas reflexões suscitadas no caminhar da pesquisa possibilitaram o entendimento de que existe a necessidade de uma formação continuada aos professores da/na educação do campo para os mesmos estarem integrando o uso da Tecnologia da informação na construção do currículo camponês.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    Currículo, Tecnologia, Educação do Campo.

    Publicado no livro

    OPEN SCIENCE RESEARCH X

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

    Este site utiliza cookies. Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Ao continuar você concorda com a nossa política de utilização de cookies.

    Continuar