CULTURA, TRADIÇÃO E EDUCAÇÃO DOS POVOS INDÍGENAS BANIWA DO ALTO RIO NEGRO

Code: 210304058
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Título

CULTURA, TRADIÇÃO E EDUCAÇÃO DOS POVOS INDÍGENAS BANIWA DO ALTO RIO NEGRO

Autores(as):
  • Ashbell Simonton Rédua

    Rédua, Ashbell Simonton

  • Antônio Michel de Oliveira Miranda

    Miranda, Antônio Michel de Oliveira

DOI
10.37885/210304058
Publicado em

30/07/2021

Páginas

126-138

Capítulo

9

Resumo

Este artigo reporta uma pesquisa sobre a educação de parte de uma etnia indígena Baniwa, nas margens do Rio Içana, na cidade de São Gabriel da Cachoeira, conhecido como Irari-ponta e Areia. O principal problema que se buscou enfrentar esteve voltado a aspectos distintivos entre a educação escolar indígena e a educação escolar convencional no Brasil. A preocupação de fundo foi trazer elementos que pudessem elucidar em que nível as comunidades indígenas têm autonomia para definir processos escolares que superem o caráter colonialista da educação escolar convencional. Para tanto, buscou-se um tipo de escola que intervém diretamente sobre as condições de vida das pessoas a quem presta serviços educacionais. A principal base etnográfica do trabalho foi a Escola Municipal Indígena Dom Miguel Alagna e o Colégio São Gabriel. As informações foram coletadas especialmente por meio de observação direta e registros de conversas informais durante um período de dois anos (1996/1997), em São Gabriel da Cachoeira-AM, e nas comunidades de Irari-ponto, as margens do Rio Içana, permeando a fronteira com a Colômbia, e a Comunidade mais próxima da cidade, de Areal, nas proximidades do Aeroporto da cidade. Os resultados consistem na descrição de características marcantes da prática escolar, levando à conclusão de que aquele grupo local, ao planejar seus objetivos sua escola o espaço principal de reunião comunitária, debate e intervenção sobre as condições de vida atuais e futuras

Palavras-chave

Escola, Educação, Indígena, Amazonas, Tradição.

Autor(a) Correspondente
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