CULTURA DIGITAL E INTERDISCIPLINARIDADE NA DOCÊNCIA

Code: 200901214
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Título

CULTURA DIGITAL E INTERDISCIPLINARIDADE NA DOCÊNCIA

Autor(a):
  • Ana Maria Ribeiro de Jesus

    Jesus, Ana Maria Ribeiro de

DOI
10.37885/200901214
Publicado em

18/11/2020

Páginas

382-397

Capítulo

30

Resumo

A cultura digital exige, cada vez mais, novas posturas pedagógicas no ensino, tanto por parte do professor quanto das instituições educacionais. Os moldes do sistema curricular atual na maioria das instituições são provenientes de um momento histórico em que era conveniente a especialização das ciências e a segmentação do conhecimento em disciplinas. Entretanto, esse paradigma não é o mais adequado à forma como a sociedade se apresenta hoje: em rede, dinâmica e em rápida e contínua transformação. A reflexão interdisciplinar propõe o rompimento dos limites das disciplinas, visando a construção de um conhecimento que não dissocia teoria e prática. Dessa forma, aluno e professor desempenham papel fundamental nesse processo: não há uma transmissão-recepção de conhecimento, mas uma troca mútua a partir da qual os saberes são compartilhados e estão diretamente relacionados ao mundo real. Os diálogos estabelecidos em sala de aula ultrapassam esse espaço e permitem a cooperação do aluno a partir da aceitação e reconhecimento dos seus valores culturais: sua linguagem, suas percepções, sua subjetividade. Em meio aos desafios que se apresentam no contexto educacional da sociedade contemporânea, os educadores engajados em um projeto interdisciplinar reconhecem a inter-relação dos saberes e a interação deles com a realidade social.

Palavras-chave

Interdisciplinaridade; Cultura digital; Docência; Mundo em rede.

Autor(a) Correspondente
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