CULTURA DE APRENDIZAGEM E DESEMPENHO NAS TVS CEARENSES

Code: 200901436
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Título

CULTURA DE APRENDIZAGEM E DESEMPENHO NAS TVS CEARENSES

Autores(as):
  • Antonia Silva

  • Francisco Juanito Costa da Silva

  • Gabriel Andrade de Oliveira

  • Augusto Cézar de Aquino Cabral

  • Sandra Maria dos Santos

DOI
  • DOI
  • 10.37885/200901436
    Publicado em

    10/12/2020

    Páginas

    88-109

    Capítulo

    5

    Resumo

    Objetivo: analisar a relação entre a Cultura de Aprendizagem (CA) e o Desempenho Organizacional (DO) em emissoras de TV cearenses, na percepção de seus colaboradores. Métodos: trata-se de uma survey descritiva, com uma abordagem quantitativa. Na coleta de dados, utilizou-se o questionário “DLOQ-A” desenvolvido por Yang (2003), contendo 27 itens, respondido por 95 indivíduos. Foi aplicado o método de Mínimos Quadrados ordinários para analisar a correção entre as duas variáveis: cultura de aprendizagem organizacional e desempenho organizacional. Resultados: indicam que o Desempenho Organizacional nas emissoras está fortemente associado ao desempenho financeiro. Os fatores de Cultura de Aprendizagem, que possuem maior capacidade explicativa, encontram-se no nível individual (oportunidades para a aprendizagem contínua) e no nível organizacional (estímulo à liderança estratégica para a aprendizagem e desenvolvimento da visão sistêmica da organização. Considerações finais: a Cultura de Aprendizagem exerce forte influência no desempenho organizacional com o coeficiente de regressão (β)) de 0,763.

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    Palavras-chave

    Cultura de aprendizagem. Aprendizagem organizacional. Desempenho organizacional. Desempenho financeiro. Ganho do desempenho organizacional.

    Licença

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