CUIDAR ESTÁ NO SANGUE: CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO POR MEIO DO INSTAGRAM®
Amanda Regina Da Silva Góis
Góis, Amanda Regina Da Silva
Gerlene Grudka Lira
Lira, GG
Flávia Leticya Oliveira Santos
Santos, FLO
Jessica Amanda De Souza Ribeiro
Ribeiro, JAS
Ana Paula Vieira Araújo
Araújo, APV
Edla Raíssa Sousa Oliveira Oliveira
Oliveira, ERS
Rita De Cássia Jacinto De Castro Castro
Castro, RCJ
Ricardo Pereira Landim Landim
Landim, RP
29/12/2022
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TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: METODOLOGIAS, TÉCNICAS E AMBIENTES EM PESQUISA - VOLUME 2
Este artigo tem como objetivo relatar a experiência de curricularização da extensão na formação do Enfermeiro por meio do Instagram®. O projeto de extensão “Cuidar está no Sangue”, desenvolvido por estudantes e professores da Universidade de Pernambuco, campus Petrolina, integra ensino-serviço-comunidade para a formação do Enfermeiro com foco no exercício da cidadania, solidariedade e humanização. As ações extensionistas presenciais, realizadas no entorno da Universidade, foram substituídas, durante a pandemia do novo coronavírus, por ações virtuais com a criação da conta “@gepcuidar” na rede social Instagram® vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Teorias e Práticas do Processo de Cuidar em Saúde e Enfermagem na Rede de Atenção (GEPCuidar) que posta semanalmente conteúdos produzidos para ampliar o alcance de informações seguras e produção dialógica de conhecimento sobre a doação de sangue, a fim de desmitificar e estimular a procura pelos hemocentros, diante dos baixos estoques sanguíneos, que se evidenciaram ainda mais durante a pandemia. A experiência demonstrou que a rede social pode ser utilizada com êxito para a continuidade do processo curricularização e creditação de carga horária da extensão no curso de Enfermagem no período remoto.
Doação de Sangue, Educação em Saúde, Relações Comunidade-Instituição, Redes Sociais Online, Enfermagem.
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