CUIDAR ESTÁ NO SANGUE: CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO POR MEIO DO INSTAGRAM®

Code: 220508919
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Título

CUIDAR ESTÁ NO SANGUE: CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO POR MEIO DO INSTAGRAM®

Autores(as):
  • Amanda Regina Da Silva Góis

    Góis, Amanda Regina Da Silva

  • Gerlene Grudka Lira

    Lira, GG

  • Flávia Leticya Oliveira Santos

    Santos, FLO

  • Jessica Amanda De Souza Ribeiro

    Ribeiro, JAS

  • Ana Paula Vieira Araújo

    Araújo, APV

  • Edla Raíssa Sousa Oliveira Oliveira

    Oliveira, ERS

  • Rita De Cássia Jacinto De Castro Castro

    Castro, RCJ

  • Ricardo Pereira Landim Landim

    Landim, RP

DOI
10.37885/220508919
Publicado em

29/12/2022

Páginas

29-42

Capítulo

2

Resumo

Este artigo tem como objetivo relatar a experiência de curricularização da extensão na formação do Enfermeiro por meio do Instagram®. O projeto de extensão “Cuidar está no Sangue”, desenvolvido por estudantes e professores da Universidade de Pernambuco, campus Petrolina, integra ensino-serviço-comunidade para a formação do Enfermeiro com foco no exercício da cidadania, solidariedade e humanização. As ações extensionistas presenciais, realizadas no entorno da Universidade, foram substituídas, durante a pandemia do novo coronavírus, por ações virtuais com a criação da conta “@gepcuidar” na rede social Instagram® vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Teorias e Práticas do Processo de Cuidar em Saúde e Enfermagem na Rede de Atenção (GEPCuidar) que posta semanalmente conteúdos produzidos para ampliar o alcance de informações seguras e produção dialógica de conhecimento sobre a doação de sangue, a fim de desmitificar e estimular a procura pelos hemocentros, diante dos baixos estoques sanguíneos, que se evidenciaram ainda mais durante a pandemia. A experiência demonstrou que a rede social pode ser utilizada com êxito para a continuidade do processo curricularização e creditação de carga horária da extensão no curso de Enfermagem no período remoto.

Palavras-chave

Doação de Sangue, Educação em Saúde, Relações Comunidade-Instituição, Redes Sociais Online, Enfermagem.

Autor(a) Correspondente
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