CUIDADO DE ENFERMAGEM À PESSOA IDOSA EM TERAPIA INTENSIVA: EXPERIÊNCIA DE DISCENTES

Code: 240215740
2
0
Título

CUIDADO DE ENFERMAGEM À PESSOA IDOSA EM TERAPIA INTENSIVA: EXPERIÊNCIA DE DISCENTES

Autores(as):
  • Leticia De Moura

    Moura, Leticia de

  • Eliane Raquel Rieth Benetti

    Benetti, Eliane Raquel Rieth

  • Alexa Pupiara Flores Coelho Centenaro

    Centenaro, Alexa Pupiara Flores Coelho

  • Andrei Tolotti Lacerda

    Lacerda, Andrei Tolotti

  • Mariana Cavalcante Lopes

    Lopes, Mariana Cavalcante

  • Julia Signori Prado

    Prado, Julia Signori

  • Caren De Anhaia Castanho

    Castanho, Caren de Anhaia

DOI
10.37885/240215740
Publicado em

30/03/2024

Páginas

25-38

Capítulo

2

Resumo

Os cuidados de enfermagem à pessoa idosa em terapia intensiva exigem do profissional uma visão ampliada e conhecimentos teóricos específicos, que embasam decisões assertivas sobre as intervenções que devem ser realizadas. Neste cenário, a aplicabilidade das etapas do Processo de Enfermagem (PE) contribuem para uma assistência integral e de qualidade que contemple as singularidades biopsicossociais que são decorrentes do processo de envelhecimento. Neste sentido, este estudo objetiva relatar a experiência de discentes em enfermagem sobre os cuidados críticos prestados à uma pessoa idosa internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), realizados durante o período de práticas curriculares. A partir da realização do exame físico detalhado foi possível identificar as respostas humanas alteradas diante do processo saúde e doença da paciente e elencar nove Diagnósticos de Enfermagem (DE), conforme NANDA-I. Esses DE embasaram o planejamento dos Resultados de Enfermagem (RE) e respectivas Intervenções de Enfermagem (IE). A aplicação das cinco etapas do PE estimulam o discente a aprimorar o raciocínio clínico, o pensamento crítico e a tomada de decisão e, assim, favorecem a articulação entre teoria-prática do processo de ensino-aprendizagem. Esta experiência, vivenciada no período de atividades práticas curriculares, contribuiu de forma significativa para o processo de formação, instrumentalizando o discente para lidar com situações complexas futuras que podem surgir durante a prática clínica.

Palavras-chave

Cuidados críticos, Idoso, Processo de Enfermagem, Estudantes de Enfermagem

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.