CUIDADO DE ENFERMAGEM À PESSOA COM POLITRAUMATISMO HOSPITALIZADA: EXPERIÊNCIA DE DISCENTES

Code: 230814187
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Título

CUIDADO DE ENFERMAGEM À PESSOA COM POLITRAUMATISMO HOSPITALIZADA: EXPERIÊNCIA DE DISCENTES

Autores(as):
  • Ana Beatriz Nunes Freitas

    Freitas ABN

  • Brenda Zambenedetti Chini

    Chini

  • Ivana Sulczewski

    Sulczewski I

  • Juliana Traczinski

    Traczinski J

  • Leonara Tozi

    Tozi L

  • Eliane Raquel Rieth Benetti

    Benetti ERR

DOI
10.37885/230814187
Publicado em

30/09/2023

Páginas

130-141

Capítulo

10

Resumo

O alto grau de complexidade que envolve o cuidado ao paciente politraumatizado, exige da equipe multiprofissional, inclusive da enfermagem, ações articuladas, integradas e contínuas às vítimas, presentes desde o local do acidente até a alta hospitalar e posterior reabilitação. Pensando nisso, é necessário que desde a graduação, por meio de aulas teórico-práticas, o discente vivencie o papel do enfermeiro nas diferentes situações profissionais: no cuidado direto ao paciente, no raciocínio clínico das situações vivenciadas, na tomada de condutas, no diagnóstico, intervenção, registro e avaliação de enfermagem. A realização do Processo de Enfermagem e o exercício de designar Diagnósticos de Enfermagem, são estratégias que servem para balizar as ações em saúde e são importantes para o prognóstico do paciente, principalmente em uma situação de emergência. Dessa forma, considerando a importância da prática realística para a formação do profissional enfermeiro, este estudo objetiva relatar a experiência de discentes da Graduação em Enfermagem acerca do cuidado à pessoa com politraumatismo hospitalizada. O planejamento e a execução de cuidados de enfermagem a uma pessoa com politraumatismo hospitalizada por meio do PE, foram desafiadores. Em contrapartida, favoreceram o processo de ensino-aprendizado por estimular nos discentes o julgamento crítico, o raciocínio clínico, a tomada de decisão e a comunicação interpessoal. Ademais, a experiência possibilitou a compreensão da necessidade de articular conhecimentos técnico- científicos e ético-humanísticos para a efetividade e segurança do cuidado de enfermagem.

Palavras-chave

Educação em Enfermagem, Estudantes de Enfermagem, Processo de Enfermagem, Traumatismo Múltiplo.

Autor(a) Correspondente
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