CRIANDO E RESSIGNIFICANDO HISTÓRIAS INFANTIS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS; RELATOS DE PESQUISAS

Code: 201202489
21
5
Título

CRIANDO E RESSIGNIFICANDO HISTÓRIAS INFANTIS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS; RELATOS DE PESQUISAS

Autores(as):
  • Rafael Montoito

    Montoito, Rafael

  • Aline Vieira da Cunha

    Cunha, Aline Vieira da

  • Raquel Fensterseifer Weissheimer

    Weissheimer, Raquel Fensterseifer

DOI
10.37885/201202489
Publicado em

04/02/2021

Páginas

83-106

Capítulo

6

Resumo

O presente capítulo tem como tema central o uso da literatura para o ensino de matemática nos anos iniciais. Num primeiro momento, é apresentado ao leitor o GENEP (Grupo de Estudos em Narrativas e Educação na Pós-modernidade), grupo de pesquisa que se utiliza de distintos referenciais teóricos para pensar as possíveis inter-relações entre matemática e literatura, sendo que os principais são, aqui, comentados. Após, são apresentadas duas pesquisas realizadas no Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, cujos produtos técnicos são livros para o professor dos anos iniciais: um é uma narrativa inédita, elaborada para auxiliar o professor a manipular elementos dos clássicos infantis, visando ao favorecimento dos processos mentais para a aprendizagem do conceito de número; o segundo estabelece uma ressignificação, a partir da elaboração de sequências didáticas que consideram abordagens matemático-geométricas, da história As aventuras do avião vermelho, de Erico Veríssimo, com o intuito de ajudar os alunos a desenvolverem as noções topológicas elementares para a elaboração do espaço. Sobre cada uma destas pesquisas, são comentadas, também, suas caracterizações e a metodologia utilizada no decorrer da investigação. Como conclusão, os produtos apresentados apontam para a possibilidade real de, além de se utilizar a literatura como terreno propício ao ensino e aprendizagem da matemática, considerá-la como um discurso possível para a comunicação de resultados das pesquisas acadêmicas.

Palavras-chave

Literatura infantil e matemática. Linguagem matemática e língua materna. Ensino de Matemática. Anos iniciais.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.