CRIANÇAS E JOVENS AFRODESCENDENTES NEGROS: PRECONCEITO RACIAL E BULLYING ESCOLAR

Code: 221010470
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Título

CRIANÇAS E JOVENS AFRODESCENDENTES NEGROS: PRECONCEITO RACIAL E BULLYING ESCOLAR

Autor(a):
  • Joselene Granja Costa Castro Lima

    Lima, Joselene Granja Costa Castro

DOI
10.37885/221010470
Publicado em

29/12/2022

Páginas

583-602

Capítulo

39

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH VII

Resumo

O presente artigo vislumbra o preconceito vivenciado por crianças e jovens afrodescendentes negros, que acontece, constantemente, no âmbito escolar. Esta pesquisa aborda, também, o bullying sofrido por crianças e adolescentes negros na escola e isso se deve ao fato do Brasil ser um país com fortes tendências à discriminação e preconceito racial. O bullying acontece nas escolas como um fenômeno antigo e conhecido como “brincadeiras de mau gosto”, em que alunos movidos pela disputa por liderança, pelo preconceito e pelo poder sobre o mais fraco, perseguem e intimidam outros alunos e, que na maioria das vezes, são negros. A análise da relação do sistema educacional com esse público citado, anteriormente, reflete alguns pontos abordados e defendidos pelos movimentos negros, os quais se transformaram em diretrizes da Educação Nacional, por meio da lei 10.639/03, estabelecendo a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica. Assim, este trabalho visa fazer uma reflexão sobre o preconceito racial e o bullying sofrido na escola e como esta lei poderá auxiliar indivíduos negros na Educação Brasileira, na prevenção desses atos discriminatórios nas instituições escolares.

Palavras-chave

Crianças, Jovens, Escola, Preconceito Racial, Afrodescendentes negros.

Autor(a) Correspondente
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