CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE E ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Lucieny Almohalha
Almohalha, Lucieny
Marianne Mendes Massita
Massita, Marianne Mendes
28/04/2021
473-492
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SAÚDE COLETIVA: AVANÇOS E DESAFIOS PARA A INTEGRALIDADE DO CUIDADO
Introdução: O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um distúrbio do neurodesenvolvimento mais frequente na infância, caracterizado pela tríade sintomatológica: desatenção, hiperatividade e impulsividade. Estes sintomas causam desgastes físicos e psicológicos, que acabam por gerar significativo impacto social, familiar e educacional. Objetivo: Levantar as publicações sobre crianças com TDAH e as possíveis estratégias de intervenção utilizadas por profissionais que atuam junto a essa população. Método: Foram realizadas buscas em bases eletrônicas de dados: LILACS, MEDLINE, Scielo, PubMed, Portal Capes, e em revistas específicas de Terapia Ocupacional. As palavras chave utilizadas foram: “transtorno do déficit de atenção com hiperatividade” e “criança”. Associadas a coleta de dados foi realizada no período de dezembro de 2013 a janeiro 2014 e foram incluídas publicações do período de 2009 a 2013. Resultados: Foram encontrados 37 artigos que foram alocados em três categorias: Estratégias de tratamento medicamentoso com 5 artigos; Fatores relacionados ao TDAH com 26 artigos; e Estratégias de intervenção com TDAH e a população infantil, com 5 artigos. Somente um artigo de estratégias terapêuticas ocupacionais foi encontrado. Conclusão. De todos os artigos encontrados, poucos realmente citaram de forma clara e objetiva, possíveis estratégias de intervenção terapêutica com a população infantil diagnosticadas com TDAH e menos ainda foi mencionado em como executar tais estratégias.
Criança, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, Terapia Ocupacional, Atuação, Revisão
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