CRIAÇÃO E CANTO

Code: 221211302
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Título

CRIAÇÃO E CANTO

Autor(a):
  • Lucila Tragtenberg

    Tragtenberg, L.

DOI
10.37885/221211302
Publicado em

29/12/2022

Páginas

895-907

Capítulo

62

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH IX

Resumo

Traremos categorizações mais amplas acerca de processos de criação vocal, extraídas de análises das entrevistas realizadas com cantores eruditos em nosso doutorado, em Comunicação e Semiótica na PUC-SP. Objetivo: Trazer luz aos processos de criação da Interpretação vocal de cantores de música erudita ocidental, focalizando e enfatizando a dimensão da criação em seu trabalho (hipótese esta por nós sustentada). Métodos: Serão realizadas reflexões teóricas junto às referências da Crítica de Processos de Cecilia Salles (2008, 2010), de Laplantine & Nouss acerca da tradução e mestiçagem, e de autores que analisam a dimensão criativa na literatura. Resultados: Obteve-se como resultados a compreensão dos processos de criação vocal como Transcriações e o desvelamento de alguns elementos de criação dos cantores entrevistados. Os depoimentos de cantores evidenciaram alguns aspectos contemplados nas categorizações de processos de criação vocal elencadas. Conclusão: O neologismo Transcriação, criado pelo poeta Haroldo de Campos, foi trazido por nós para o âmbito da música, contemplando aspectos de criação no trabalho do cantor e indicando uma relação específica da tradução como resultado estético forte, realizado de modo horizontal em relação ao trabalho do compositor

Palavras-chave

Canto, Processos de criação, Transcriação, Cantor.

Autor(a) Correspondente
Licença

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