CRECHE: QUE LUGAR É ESSE? AS FAMÍLIAS RESPONDEM

Code: 220509014
3
1
Título

CRECHE: QUE LUGAR É ESSE? AS FAMÍLIAS RESPONDEM

Autor(a):
  • Letícia Veiga Casanova

    Casanova, Letícia Veiga

DOI
10.37885/220509014
Publicado em

30/08/2022

Páginas

65-79

Capítulo

4

Resumo

Por algum tempo nenhuma instituição incumbiu-se de compartilhar a responsabilidade pela educação das crianças com seus pais. Porém, com as mudanças sociais que aconteceram, principalmente a partir da década de 1960, com a participação das mulheres no mercado de trabalho, a escola entra em cena e torna-se também responsável pela educação das crianças. A relação escola e família, dessa forma, torna-se campo de investigação sendo foco de pesquisas que analisam a interação entre essas duas instituições. A relação família e escola, dessa forma, se inicia na creche quando os bebês deixam o cuidado exclusivo da mãe e passam a vivenciar outras experiências com outras pessoas, em um outro ambiente que não o lar. São duas referências, família e professor, que se relacionam diante de um ponto em comum: a criança. Esta pesquisa teve como objetivo escutar as famílias de crianças de berçários que frequentam a creche em período integral, procurando compreender o sentido atribuído por elas à instituição de educação infantil denominado creche e as atividades realizadas nesse espaço. A coleta de dados foi feita através de entrevistas na casa das onze famílias participantes, dessa forma, conhecemos um pouco mais quem são essas famílias, como vivem e reconhecemos suas experiências socializadoras heterogêneas. Escutar as famílias nos permitiu constatar que, para a maioria das famílias, o fator inicial para se colocar os filhos na creche é a necessidade das mães que trabalham e não tem onde deixa-los. Esse mecanismo é reforçado pelo sistema municipal que solicita o comprovante de trabalho para fazer a matrícula na creche. Porém, as mães também reconhecem que suas crianças aprendem e desenvolvem e precisam desse espaço de socialização e aprendizado.

Palavras-chave

Relação Família-escola, Educação Infantil, Creche.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.