CONTROLE SOCIAL DOS RECURSOS DESTINADOS À EDUCAÇÃO EM UM MUNICÍPIO DO SUL DE SANTA CATARINA

Code: 211006415
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Título

CONTROLE SOCIAL DOS RECURSOS DESTINADOS À EDUCAÇÃO EM UM MUNICÍPIO DO SUL DE SANTA CATARINA

Autores(as):
  • Alessandra Knoll

    Knoll, Alessandra

  • Marilu Schiessl

    Schiessl, Marilu

  • Gabriel Bittencourt Aguiar

    Aguiar, Gabriel Bittencourt

DOI
10.37885/211006415
Publicado em

29/12/2021

Páginas

159-185

Capítulo

11

Resumo

Trata-se de uma pesquisa a respeito do Direcionamento dos recursos destinados à Educação no município de Jaraguá do Sul. O objetivo deste trabalho foi analisar o uso dos recursos voltados à Educação na Rede Municipal de Jaraguá do Sul. Para atingir este objetivo geral, teve-se como específicos: a) Identificar a origem dos recursos voltados à Educação; b) Descrever os procedimentos relacionados aos projetos e programas na Secretaria Municipal de Educação de Jaraguá do Sul; c) Analisar a Estrutura Organizacional e competências no âmbito da Educação; d) Conhecer a realidade local. Os resultados da pesquisa demonstram um intrincamento no trabalho dos gestores, tanto daqueles que estão mais acima da pirâmide hierárquica como daqueles mais abaixo. Visto que as tomadas de decisões ficam bastante tumultuadas acerca de tantas situações previstas e outras calamitosas. Considerando a realidade local, a pesquisa como um todo, incluindo as respostas da pesquisa de campo e a complexidade em administrar a quantidade de Escolas e Centros de Educação Infantil, quantidade de servidores e também a quantidade de alunos envolvidos. Salienta-se a importância da equipe técnica nos bastidores, bem como da equipe de gestores, o que chama a atenção diante do fato de se conseguir manter tamanha organização e confiança de seus subordinados. Outra questão que ficou nítida é a possibilidade dos investimentos estarem relacionados ao aumento no índice do Ideb nos últimos anos, mesmo que esse índice não esteja relacionado ao ano de 2020.

Palavras-chave

Controle social, Recursos financeiros, Investimentos, Educação.

Autor(a) Correspondente
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